No dia 21 de Julho de 1946, os revendedores de carros Gottfried Schultz, da cidade de Essen, e Raffay & Co., de Hamburgo, receberam as primeiras unidades do modelo. Foram nove ao todo: oito unidades para Schultz e apenas uma para Raffay.
Por conta da dura crise financeira causada pela II Guerra Mundial, ambas as lojas enfrentaram dificuldades no começo. Schultz e Raffay foram as primeiras revendas autorizadas da Volkswagen a operar na Alemanha após a ocupação do país pelas tropas aliadas.
Tudo começou em Agosto de 1945, logo após o término do conflito e a rendição das tropas alemãs. O governo britânico encomendou 20 mil Fuscas à Volkswagen, cuja fábrica havia sofrido sérios danos depois de seguidos bombardeios. As primeiras 55 unidades do Fusca deixaram a linha de produção da montadora em Dezembro de 1945. O lote tinha como destino autoridades das forças de ocupação.
Em Outubro de 1946, o governo britânico aprovou a criação de uma rede de concessionárias nas zonas ocupadas alemãs, que compreendia 10 distribuidores e 28 pontos de venda. Por conta do crescimento da economia alemã, ocorrido posteriormente, a demanda pelo Fusca aumentou e, conseqüentemente, a rede de revendedores da Volkswagen foi obrigada a se expandir.
Em outubro de 1946, o governo britânico aprovou a criação de uma rede de concessionárias nas zonas ocupadas alemãs, que compreendia 10 distribuidores e 28 pontos de venda. Já em 1948 era fabricado o Vw numero 30.00 e por conta do crescimento da economia alemã, ocorrido posteriormente, a demanda pelo Fusca aumentou e, conseqüentemente, a rede de revendedores da Volkswagen foi obrigada a se expandir.
fotos: Dario Faria arquivo pessoal; book "La Cox", texto cedido por: Eduardo Tonin
sexta-feira, 23 de julho de 2010
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2 comentários:
resumindo. não foi o plano Marshal que levantou a alemanha e sim a WW mesmo com todos esses carros para sevir a força de acupação
A capacidade de superar as piores derrotas e recostruir tudo a partir das cinzas esta diretamente ligado a cultura e a determinação de um povo, não sómente o investimento monetário de somas vultuosas fazem isto acontecer, outro grande exemplo é o Japão, e quanto a Vw em seu inicio foi um espelho de exemplo de força de vontade em quem acreditou neste potencial, tanto os ingleses quanto os alemães.
Dario Faria
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