A Primeira Kombi foi fabricada em 02 de Setembro de 1957, na recem construída Volkswagen em São Bernardo do Campo-SP, e portanto sendo considerado este o primeiro produto Vw brasileiro, embora com um item de 50% de peças nacionais caminhava para atingir a sua totalidade em nacionalização.
Mas como diz a matéria escrita na revista: "recorde é rotina", e muitas se seguiram depois da primeira Kombi e infelizmente não se teve mais noticias desta Kombi: "a numero 1".
Agora podemos nos perguntar:-O por que não poderia ter ocorrido um interesse de a própria fabrica adquirir um veículo histórico deste como foi o caso da "numero 1" para a posterioridade?
-E por que a Kombi foi o primeiro produto Vw e não Fusca que era seu "carro chefe"?
Quanto a primeira pergunta prefiro não comentar, mas a segunda talvez seria por que a linha do Fusca não estivesse pronta em 1957 , pois a linha de produção da Kombi era bem menor que este e mais simples de mudar e talvez também que ocorreria uma grande mudança a partir de Agosto de 1957 quando então o Fusca perdeu a janela oval e a fabrica aquí estava esperando por estas "novidades" da amtriz alemã e inauguraria a linha somente em 3 de janeiro de 1959 e oficialmente em 18 de novembro deste mesmo ano. E curiosamente não encontramos Fuscas 1958, ou até agora não tenho visto e sim muitos Vws ano 1959.
Dario Faria
Fotos: divulgação,VW Família revista (arquivo pessoal)
2 comentários:
Dario, a preferência pela Kombi certamente se deu também devido aos incentivos da época, que favoreciam aos veículos utilitários.
Gui,
De fato, o Brasil esta crescendo a passos largos para compensar o atraso e J.K. era o grande incentivador usando o slogan: "50 anos em 5" como referencia ao seu periodo de governo e certamente precisava ter ao seu lado os utilitario para o transporte e logistica naquela época e a Vw não deixou por menos com a nacionalização da Kombi e prova disso que ela sobrevive até hoje como um meio eficaz e barato,e a até quando se manterá em produção só o tempo dirá...E é também por isso que poderia ter sido preservada "a numero 1" e certamente faria bonito em qualquer coleção, e mais ainda agora que os veículos nacionais ganharam espaço e reconhecimento.
Postar um comentário