sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Vw - The Porsche history (parte lll)

Na foto acima "Porsche Team", a equipe de Ferdinand Porsche (sentado a esquerda) e familiares.
Em Abril de 1931 Porsche decide que não seria mais empregado e assim funda o seu próprio escritório de consultoria chamado então de : "Ferdinand Porsche Gesmbh hc Konstruktionburo fur Motoren-und Fahrzeugbau ( Dr. Honoris Causa engenheiro Ferdinand Porsche Ltda, escritório de design e construção de motores para veículos) e foi inscrita no registro das empresas de Stuttgart - Germany. Com uma extraordinária habilidade de obter contratos lucrativos por meio de eficiente trabalho de relações publicas e uma equipe formada por doze funcionários engenheiros e técnicos talentosos e fiéis ao seu comando, embora não tivesse nem capital suficiente ou garantia de sucesso a sua disposição inspirou a sua equipe com base amigável e paternal de confiança mútua. A equipe de Porsche era formada por: Adolf Rosenberg, Karl Rabe, Josef Kales, Walter Boxan, Karl Frohlich, Josef Zaharadnik, Josef Goldfinger, Franz Sieberer, Franz Xaver Reimpseb, Otto Zadnik, Josef Mickl e Erwin Komenda.
E também participavam o seu filho Ferry Porsche (foto acima) e seu sobrinho Ghislane Kaes.
Erwin Komenda iniciou no escritório de Porsche em 1931 e trabalhou na empresa até 1966, tendo participação direta em projetos dos primeiro protótipos, é atribuído a ele a finalização do desenho do Vw com a integração dos faróis nos para- lamas do modelo em Janeiro de 1936; os modelos militares: Schiwinnwagen anfíbio e o Kubelwagen; o Cisitalia o primeiro modelo sob o comando de Ferry Porsche pós-guerra; o Porsche 356 e o Porsche 550 Spyder e o envolvimento no desenvolvimento do Porsche 911, todos saíram da prancheta deste notável projetista. Na foto acima em pé em reunião com Ferry Porsche.
Kal Rabe foi o chefe de projetos de Porsche e quando então conseguiu o primeiro contrato de projeto da empresa Wanderer utilizando o numero 7, para ganhar a confiança do cliente e por outro lado aproveitar ao máximo os "poderes mágicos" deste numero para a empresa, e também teve motivos superticiosos para saltar o numero 13. Dentro da empresa era carinhosamente chamado de "pai Rabe" por ser muito querido entre os funcionários. Premiado por seus conhecimentos e tido como senador honorário no Instituto de Tecnologia de Stuttgart e membro da Sociedade de Pesquisa de Motor de Combustão Interna de Frankfurt, permaneceu como consultor na Porsche até pouco antes de sua morte em 1968. Ostentava um desejo não realizado de ser parceiro sócio de Porsche desde o inicio, mas isto não se concretizou.
O famoso logotipo Volkswagen, com o circulo inserido nas duas letra é de autoria de Franz Xaver Reimpseb que na época recebeu a pequena quantia de R.M. 100 (Reich Mark) e também desenvolveu o sistema de refrigeração por ventoinha que é utilizado no Vw a ar.
Dario Faria
Fotos: arquivo pessoal; "www.komenda.at"
Meus agradecimentos a sugestão de fonte de consulta ao Mauricio Morais (http://mauriciomorais.blogspot.com/)

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