O primeiro Vw30 foi feito nas oficinas da casa de Dr. Ferdinand Porsche e recebeu a placa de licença 111A-37000 e os outros 29 protótipos VW30 foram feitos pelas mão de funcionarios abilidosos e experientes na fabrica da Daimler-Benz em Sttutgart Germany que foram colocadas as placas de licença 111A-37001 até 111A-37029 somando-se um total de 30 veículos...
Os 30 veiculos protótipos ficaram sob a responsabilidade do escritório de engenharia Dr. Ferdnand Porsche que coordenaria os exaustivos testes de avalição dos protótipos durante um curto periodo de tempo...
Com o auxilio de 50 militares da "SS" a tropa de elite do exercito alemão que fizeram o juramento de sigilo e os engenheiros do Dr. Prof. Porsche iniciou-se em 1 de Abril de 1937 e finalizou-se em 31 de Dezembro deste ano, os testes nos protótipos cobrindo um total de percurso de aproximadamente 1,3 milhões de kilometros (800.000 milhas), e com isto sómente 25 veículos terminaram, os outros 5 sofreram danos irreparavéis e serviram para repor peças nos outros mais.
Este foi considerado um dos mais longos testes já realizados na industria automobilistica...
Ao contrario de que muitos imaginam, existe sim uma pequena janela interna na parte traseira deste intrigante VW30, e é possivel notar nesta rara foto de época, o motor já era bem próximo ao que seria a forma definitiva e consagrada do Vw...
Mas segundo consta a história, o fim destes 30 protótipos VW30 e os outros contemporâneos dele: V2; Schwimmwagen128 e outros mais foram cruelmente destruidos a maretadas e transformados em sucata no Outono de 1942, talvez por ordem do alto comando militar alemão naquela época, para assim evitar que os projetos e desenvolvimento do "Vw o carro do povo" fossem parar em mãos erradas. Uma cena muito triste de se observar, a intolerância acima da rasão...
Dario Faria
Fotos:Mr. Bob Shaill (arquivo pessoal)
segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011
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2 comentários:
Existem dois exemplares de uma maravilhosa réplica do série 30 feitas na Europa, uma da própria Volkswagen. Infelizmente, dos modelos originais, só resta um chassi de série 30 e nenhuma carroceria, chassi esse em poder dos mesmos que restauraram o KDF 38 achado na Lituânia.
Olá Prof. Chico.
Acabei de fazer uma postagem sobre as réplicas do VW30 e isto deve esclarecer algumas duvidas, e qto ao chassi deste modelo, ainda não tenho esta informação e seria interessante obte-la. O VW38 encontrado na Lituânia estou esperando uma resposta de confirmação de sua originalidade e pretendo fazer uma postagem sobre este tema, apesar que no passado coloquei algo a respeito e veja nesta pagina: http://fuscaclassic.blogspot.com/2010/01/vw-1938-encontrado-na-lituania.html
Dario Faria
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