"Surfando na rede Web" atrás de informações acabei por descobrir algo que um de nossos frequentadores deste blog já havia comentado e anexei o texto do relato do fato:
"O chassi foi encontrado em um ferro-velho na Áustria. Foi construído em 1937, um dos 30 protótipos do VW30. Estes carros foram destinados para o teste do conceito Volkswagen e nunca foram destinados para o público. Este chassi é o número 26 e foi usado para o carro com a placa de matrícula 111A-37026. As matrículas foram sequenciadas com o número do chassi dos protótipos. Em Outubro de 1942, todos os protótipos foram encomendados pelo auto escalão militar alemão para serem destruídos a marretadas."
Acima ainda que meio apagado pelo tempo podemos observar o numero timbrado 26 e o texto segue com as seguintes explicações:
"Então o que aconteceu com número de chassis 26 e como é que sobreviveram à destruição? De acordo com Chris Barber e seu livro "O Nascimento do Carocha", o carro número 26 perdeu a sua carroceria durante os testes, provavelmente caiu. Resumidamente, recebeu a carroceria do carro número 8. Depois disso, parece que o chassi foi utilizado como um teste para alguma coisa - provavelmente para o desenvolvimento do Kübelwagen. Porque já não era um carro completo e ainda é usado para um propósito, de alguma forma ele sobreviveu.
Conforme vimos anteriormente, foram fabricados 30 protótipos VW30, sendo o primeiro de placa de licença de matricula 111A-37000 montado nas oficinas da casa de Dr. Prof. Ferdinand Porsche e os outros 29 veículos na Daimler-Benz em Stuttgard com licença de matricula 111A-37001 a 111A-37029.
Acima a movimentação dos chassis e atrás a carroceria a espera do mesmo, notem o tanque de combustível em forma de barril, o encosto do banco possui um pega-mão de apoio e as rodas tem um formato diferenciado do modelo definitivo.
Segundo a numeração do chassi 26, este pertenceu ao modelo da foto acima, a licença de matricula deste veículo é 111A-370026. Este que esta fazendo analises de estudo de aerodinamica em um túnel de vento, os pequenos fios de lã colados a carroceria denunciam a direção do ar em movimento.
Dario Faria
Fotos: fórum "Samba.com"
domingo, 27 de fevereiro de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Eu te falei, homem!
Olá Prof. Chico.
Espero que tenha gostado do texto e muito obrigado pela dica, isto ajuda muito a fazer este blog cada vez melhor!
Dario Faria
Postar um comentário