O nosso amigo e frequentador Eduardo Tonin que sempre colabora com fotos inéditas nos presenteou com uma série delas que acabou de tirar em sua recente viagem a Suécia em visita ao Museu da Scania na cidade de Södertälje, onde se localiza a matriz da empresa a qual ele trabalha...
Ao que me parece esta empresa também representava as vendas da marca Volkswagen no passado e por isto este raro exemplar datado de 1949 modelo standart se encontra em exposição...
O modelo muito bem conservado e original em vários aspectos pode ser observado e fotografado pelo publico...
Tambem ao lado do modelo existem vários itens de época como por exemplo a antiga bomba engraxadeira e muitos painéis publicitários de peças antigas fazem parte deste show-room...
Ao fundo antigos ônibus que utilizavam motorização e chassi da marca Scania...
O encaixe da manivela para partida de emergência e o cano de descarga do escapamento de forma obilonga, uma caracteristica do modelo de 1949...
Os pequenos detalhes originais do motor: tampa de distribuidor plana; regulador de voltagem em forma de "D"; carburador com "pescoço fino"; bobina preta; porca grande na polia do dinâmo; caixa de fusível ao lado direito do motor; fiação revestida em tecido, são exatamente iguais ao modelo que saiu de fabrica...
Embora a foto tenha sido tirada com o vidro levantado pode-se observar o volante de três raios e as partes de resina em tom preto, uma caracteristica marcante do modelo standart também a ausência do radio...
A tradicional janela dupla Split Window e as 21 entrada de ar de cada lado da churrasqueira e neste ano não havia o friso de alumínio nas borrachas dos vidros...
A seta bananinha é vincada nas bordas e possui os parafusos aparentes...
As pequenas hastes dos limpadores de para-brisa eram um fino arame e ausencia do emblema Vw no capo me deixou em duvida...
Ainda não existia a gradinha da buzina marca Bosch, e por isto esta era fixada na parte externa nesta posição...
A alça do puxador de abertura do capo em alumínio fundido e o para-choque vincado, mas no modelo standart era pintado e sem cromação...
A lente do farol recebe a marca Vw e um pequeno circulo prismático no centro do mesmo, este chamado de "gotinha"...
E finalmente a minúscula lanterna de posição traseira, não tinha função de freio,esta era feita em conjunto com a luz de placa e a indicação de mudança de direção pela seta bananinha.
Dario Faria.
Fotos: Eduardo Tonin
quarta-feira, 15 de junho de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Foi em 49 que surgiu a diferenciação entre o Standard e o Export, até então a VW produzia um único modelo. A unidade da foto está com vários itens modificados, mas pelo conjunto dos itens, dá-me a impressão de ser um Export...
Olá professor.
De fato os mdelos Vw Standard assim como nosso humilde Vw Pé de boi eram desprovidos de cromados...
Postar um comentário