sábado, 4 de junho de 2011

VW38 #006, Lituânia (parte 8)

A restauração do VW38#006 foi baseada em fotos de época que puderam mostrar o caminho correto a seguir, e um dos detalhes que foi decisivo na conclusão que este seria então o Vw de numero de fabricação 006 foi a diferença na curva "W" do capo traseiro...
O capo traseiro original que ainda estava no carro indicava que possuía as mesmas caracteristicas: estampagem de colocação da placa de licença antigas utilizada na época; a estampagem da posição da luz de placa e a diferença na curva "W" do capo, por ser este ainda fabricado artesanalmente nas oficinas da empresa de carrocerias Reutter...
E um detalhe conclusivo e definitivo que este é mesmo um VW38 original são os reforços internos do capo traseiro que podem ser vistos nesta foto de época...
Na restauração foi recriado o nariz de placa traseiro...
A parte interna também procurou dar a forma que provavelmente a peça teria...





E em comparação com fotos de época o resultado foi excelente...
O detalhe de estampagem dos faróis dianteiros gerou muita polêmica e analise de qual seria a sua forma ideal...




E somente com muitas observações de detalhes das fotos se chegou a sua forma definitiva...
E também foi descoberto que o para choque dianteiro neste ano-modelo teria então duas partes em seu formato original e assim foi recriado algo bem parecido com o modelo...


O painel, como foi mostrado em postagem anterior seguiu o critério das fotos antigas de época...
E para reforças os itens de acessórios de época foi adicionado um tacógrafo muito utilizado pela engenharia de Dr. Ferdinand Porsche para medir a quilimetragem percorrida durante os testes preliminares do Vw que ainda estava em avaliação...


Outro detalhe que foi recriado foi a maçaneta de abertura do capo dianteiro feita artesanalmente...

A antiga maçaneta da porta ainda original deste modelo foi restaurada...
E mais um detalhe de época seria a dobradiça que comprova a originalidade do VW38...


E depois de muito trabalho e pesquisa a Família Familia Grundmann leva o pequeno VW38 para a fase de preparação de pintura, meio caminho está percorrido e agora como um milagre o modelo está retornando a sua forma original depois de longos anos de descaso.
Dario Faria.
Fotos: fórum "The Samba - USA"

3 comentários:

Anônimo disse...

procurei uns vídeos sobre a restauração desse VW38 e encontrei ele 100% restaurado e esta muito lindo e com detalhes da época! Porem o que não gostei muito de saber foi que muita coisa foi recriada! Ou seja... Não eram peças originais da época... Foram criadas conforme a restauração...Mas esta lindo e perfeito!

Dario Faria disse...

Olá Anonimo,
Eu já vi estes videos e pretendo publicar em hora oportuna, quanto ao fato de ser "recriado", se vc tem acompanhado a tragetória da restauração neste blog irá concordar que não havia muito a ser feito além disso devido o fato de pouca coisa ter sobrado de original após uma terrivél adaptação que mutilou o pequeno Vw, colocar motor de carro russo GAZ-M21 na frente e também o chassi foi demais...
Dario Faria

Anônimo disse...

sim sim, eu estava e estou acompanhando em seu blog desde o inicio e pretendo acompanha ate o fim a restauração deste Vw, mas é que eu sou digamos muito perfeccionista... e fico triste como muitos de ver que vários de seus componentes foram perdidos com o tempo, mesmo com o pouco que lhe restou, achei incrível a restauração e como foi feito muitos detalhes! Obrigado e desculpe se dei um mal entender!