sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Vw - 1959, o primeiro ano.

É sabido que o Vw 1959, foi oficialmente o primeiro Vw nacional, este fabricado no Brasil, eu tenho um numero que talvez seja a produção anual de 1959, e se não for correto pelo deve ser algo próximo a isto: 8445 veículos, e deste total foi dividido em duas séries que se diferenciavam em detalhes que ao longo dos meses deste ano foram introduzidos na matriz da empresa, na Alemanha e aplicadas por aqui.
Em exemplo: o volante era o mesmo desde os idos de 1956, este apelidado de "corcunda", e por volta de Agosto de 1959 foi trocado pelo mesmo que é visto no modelo 1960, apelidado de "cálice" por seu formato em ângulo, outra diferença marcante seria a maçaneta externa de abertura das portas, esta era de puxar em sua abertura, semelhante as utilizadas na Kombi antiga, e passou a seu de apertar o botão para abertura da porta.
O Vw 1959 acima, foto retirada do blog "dioxinis.blogspot.com", nos mostra um deste modelo segunda série, e ver este veículo , no meu caso foi como encontrar um velho conhecido, pois há muito tempo atrás havia visto o mesmo em um encontro de autos antigos que era realizado no Shopping D em São Paulo-capital, e como pode-se notar, este continua em excelente estado de conservação.
este é mais um outro Vw 1959, embora com alterações sutis, como a adaptação da lanterna pisca conhecida como "banana", por seu formato esguio, em substituição as tradicionais "bananinhas de seta" que eram posicionadas na coluna posterior a porta...
O interior ainda original, sem o marcador de combustível, radio e o volante mencionado anteriormente em formato de cálice, a forração de porta é do modelo de 1960, e o friso cromado do modelo 1959 que divide o painel de instrumento ao meio, em toda sua extenção, é feito em material fundido Zamak, e posteriormente passou a ser de alumínio anodizado em chapa estampada, semelhante aos frisos externos deste modelo...
Internamente deveria possuir a pala de quebra sol em plástico verde escuro (petróleo), esta somente o lado do motorista, e a forração interna em tecido camurça marrom castanho.
e este veículo curiosamente possui um porta lenços de papel fixado no interior do teto, ao que parece um acessório de época, muito pouco conhecido...
O espelho retrovisor externo, neste caso fixado na dobradiça da porta, em substituição ao pino da mesma, era um acessório de época. Sendo que este espelho embora muito útil e necessário, não era um item obrigatório pelo código de transito, naquele tempo já distante...
E este, em especial, é um modelo raro, por seu formado retangular e por ser fabricado em material fundido Zamak, que com a ação das intempérie do passar dos anos vai formando crostas e "carepas" em sua superfície, danificando a cromação.
Dario Faria.
Fotos: arquivo pessoal,dioxinis.blogspot.com.

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