É sabido que o Vw 1959, foi oficialmente o primeiro Vw nacional, este fabricado no Brasil, eu tenho um numero que talvez seja a produção anual de 1959, e se não for correto pelo deve ser algo próximo a isto: 8445 veículos, e deste total foi dividido em duas séries que se diferenciavam em detalhes que ao longo dos meses deste ano foram introduzidos na matriz da empresa, na Alemanha e aplicadas por aqui.Em exemplo: o volante era o mesmo desde os idos de 1956, este apelidado de "corcunda", e por volta de Agosto de 1959 foi trocado pelo mesmo que é visto no modelo 1960, apelidado de "cálice" por seu formato em ângulo, outra diferença marcante seria a maçaneta externa de abertura das portas, esta era de puxar em sua abertura, semelhante as utilizadas na Kombi antiga, e passou a seu de apertar o botão para abertura da porta.
O Vw 1959 acima, foto retirada do blog "dioxinis.blogspot.com", nos mostra um deste modelo segunda série, e ver este veículo , no meu caso foi como encontrar um velho conhecido, pois há muito tempo atrás havia visto o mesmo em um encontro de autos antigos que era realizado no Shopping D em São Paulo-capital, e como pode-se notar, este continua em excelente estado de conservação.
este é mais um outro Vw 1959, embora com alterações sutis, como a adaptação da lanterna pisca conhecida como "banana", por seu formato esguio, em substituição as tradicionais "bananinhas de seta" que eram posicionadas na coluna posterior a porta...
O interior ainda original, sem o marcador de combustível, radio e o volante mencionado anteriormente em formato de cálice, a forração de porta é do modelo de 1960, e o friso cromado do modelo 1959 que divide o painel de instrumento ao meio, em toda sua extenção, é feito em material fundido Zamak, e posteriormente passou a ser de alumínio anodizado em chapa estampada, semelhante aos frisos externos deste modelo...
Internamente deveria possuir a pala de quebra sol em plástico verde escuro (petróleo), esta somente o lado do motorista, e a forração interna em tecido camurça marrom castanho.e este veículo curiosamente possui um porta lenços de papel fixado no interior do teto, ao que parece um acessório de época, muito pouco conhecido...
O espelho retrovisor externo, neste caso fixado na dobradiça da porta, em substituição ao pino da mesma, era um acessório de época. Sendo que este espelho embora muito útil e necessário, não era um item obrigatório pelo código de transito, naquele tempo já distante...
E este, em especial, é um modelo raro, por seu formado retangular e por ser fabricado em material fundido Zamak, que com a ação das intempérie do passar dos anos vai formando crostas e "carepas" em sua superfície, danificando a cromação.Dario Faria.
Fotos: arquivo pessoal,dioxinis.blogspot.com.
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