quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Vw - mono farol auxiliar.

Há um bom tempo atrás, por acaso encontrei este farol auxiliar de neblina, ou seria de milha...Seja qual for, foi encontrado em uma feira de rolo, ou seja, onde se compra ou se troca coisas usadas, e me senti como um "caçador de relíquias", quando vi este em meio as tranqueiras e quinquilharias espalhadas pelo chão pelo vendedor. Neste momento, quase já não tinha dinheiro em mãos, e joguei uma oferta indecorosa das poucas moedas de haviam em meu bolso, bem menos que R$ 3.00, isto mesmo apenas míseros três Reais em moedas, e para minha surpresa o vendedor deu uma pestanejada e aceitou!
O modelo de unitário farol estava com uma adaptação de suporte em chapa rebitado por trás, mas de resto estava perfeito, a sua carcaça em metal zamake fundido, a lente em prisma granulado do farol sealed bean, e atrás a marca descrita no logotipo do fabricante G.E. Utilite, de origem USA. E com adaptação de lampada, pois o farol 6 volts estava queimado, e uma corrigida no suporte foi colocado no meu Vw Oval Window 1954...
E mais recentemente recebi um e-mail com uma intrigante pergunta:
Dario.
Vi no seu blog que comentou, com muita propriedade - no inicio deste ano - sobre faróis auxiliares. Eu restaurei um Fusca 1300 74 e vejo no encontros que os admiradores de Fusca - mais moços - colocam um só farol auxiliar no para choques. Na nossa época (renho 61 anos) sempre foi com um par de faróis.
Existe uma explicação para este tipo ou forma- um farol só como auxiliar na frente do Fusca?
Grato
José Geraldo Reis Pfau
conheça meu hobby:
Miniaturas de motos com peças de relogios
www.pfau.com.br/fuscapfau
www.pfau.com.br/artepfau
E andei vasculhando arquivos de fotos antigas em minha biblioteca e outros meios, e não encontrando algo que me desse uma resposta convincente...
E decidi recorrer a "ajuda dos universitários" e escrevi para o amigo Opas, que é administrador de um dos mais, ou pelo que eu conheço seria o mais completo e informativo blog que é direcionado exclusivamente a acessórios dos Vws Vintage...
E veio a seguinte resposta...
"Oi Dario,
Bom dia, não faz pergunta difícil... (rs)
Tentei procurar algo que justifique essa preferência, não achei nada.
De fato era algo comum. Era comum vender-se, na época, o de farol de neblina e de longo alcance separadamente.
(não eram vendidos em pares: dois de neblina ou dois de longo alcance).
Talvez por isso, suponho, muitos optavam apenas por um, aquele que melhor lhe conviesse.
Quanto ao lado, há sentido em se colocar um farol de longo alcance no lado direito.
É o lado que o motorista enxerga menos à noite.
Os faróis CIBIE (assimétricos) iluminavam até 80 metros do lado direito e 60 metros do lado esquerdo, ampliando a visão do motorista nesse lado (melhora visão na lateral direita, dá pra perceber pessoas, animais, etc.).
Com isso, considerando que, diferentemente da mão inglesa, rodamos do lado "certo", o lado direito seria o lado mais apropriado para colocar apenas um farol auxiliar.
abraços."
Na minha conclusão: Eu coloquei no meu Vw 54 por achar charmoso somente um farol auxiliar, e também por ter somente este, e depois descobri que era uma moda à antiga, de outras épocas...
E notei depois existem pessoas aqui e lá fora, que fazer este uso de apenas um só farol .
Dario Faria.
Fotos: arquivo pessoal, Mr.Bob Shail-IVVM, Internet Google.
consulta: opasgarage.blogspot.com

2 comentários:

Justino Silva Jr. disse...

Pior eu, que perdi de comprar um farol caça-mulata em ótimo estado por uns 15 reais, em Montevideo... até hoje não me perdôo hehehe
Ótimo blog, acompanho diariamente!! abraço

Dario Faria disse...

Olá Justino Silva Jr.
Existem coisas que passam nas nossas vidas e deixam boas recordações, elas se foram, mas as lembranças ficam, e as vezes em forma de arrependimente, mas mesmo assim são lembranças.
Obrigado pelo elogio, aceito isto como um incentivo a continuar a caminhada.
Dario Faria