Na publicação anterior falei sobre essa marca alemã que utilizava os componentes do VW, veja aqui, agora a história completa escrita pelo Dario Faria.
'Felipe, Ótima a história do VW com carroceria especial e esportiva chamado: Dannenhauer&Stauss uma firma alemã da cidade de Stutgart que foi fundada por Gottfried Dannenhauer e seu enteado Kurt Stauss em 1950, com a cooperação da empresa Auto-Technik da cidade de Ueberlinger. O primeiro desenho deste esportivo foi desenvolvido por dois experientes designer Wagner e Oswald, formados na Technical University of Stuttgart e ex-alunos do prof. Dr.Wunibald Kamm, mas quem realmente colocou o projeto adiante foram Dannenhauer e Kurt Stauss. E para isto iniciaram a fabricação de um esportivo produzido artesanalmente e todo feito à mão sem o auxilio de prensas, cada modelo levava em torno de 800 a 1000 horas de trabalho e para se ter uma idéia um par de para-lamas dianteiro era feito em seis partes para serem montados, isto em um carro todo feito em chapas de aço, utilizando um modelo em escala 1:1 no tamanho natural. Os modelos coupe com teto de aço "hard-top"ou teto duro foram fabricados apenas três e é interessante destacar a beleza do coupe que possuía vidro panorâmico traseiro e os laterais em conjunto com os da porta desciam e formavam um vão livre, sem as colunas laterais, dando um charme de exclusividade e graça. Infelizmente nenhum destes três sobreviveram, apenas as raras fotos para contar a história... Algumas fotos de meu arquivo pessoal e de Mr. Bob Shaill, England, ilustram esta mostrando as diversas fases deste raro esportivo.'
Abaixo a foto do desenho do Auto-Technik.O primeiro e único carro de frente e traseira, hoje desaparecido.
quarta-feira, 17 de junho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário