N meio da década de 60 aVw já havia conquistado grande parte do mercado nacional, mas a Willys Overland do Brasil que nesta época produzia os carros sob licença da Renault francesa se mostravam um sério concorrente nesta faixa de mercado de carros populares de pequena cilindrada...
E não deixando por menos, começou a "dar alfinetadas" no concorrente, seu depto de marqueting lançou publicidades claramente provocativas...
E a concorrência não deixou por menos e saiu com o slogan: "economia de agua?". É evidente que ela se referia a isto por ser a agua é um produto extremamente barato, pelo menos naquela época e não seria necessário economia e sim economizar combustível, mas a Vw teria como alvo o fato de carros a agua serem fadados a ferver e correrem o risco de danificar seriamente o motor...
Nas pista houve uma disputa também das duas marcas, que eram defendidas por equipes distintas, a Dacon com modelos Karmann-Ghia Porsche, embora esta não foi patrocinada pela Vw e sim pela concessionaria da marca atravez da paixão automobilistica de seu proprietário Paulo Goulart e a Willys com seu carros oficiais de fabrica: Willys Interlagos Berlineta, e destas duas equipes surgiram os grandes pilotos brasileiros do passado...
Mas o tempo passou e as rivalidades se foram...E hoje não raro de se encontrar carros da marca Willys, no caso o Dauphine; Gordini e Interlagos com a adaptação de mecânica Vw, parcial ou toda a parte chassi e conjunto de tração (motor e cambio), embora muitos desprovem este tipo de alterações, estas foram medidas tomadas por estes proprietarios para terem uma mecânica confiavél e de manutenção acessível e barata e o que no passado era o motivo da rivalidade das duas empresas se torna uma união entre elas...Coisas do destino...
Dario Faria
Fotos: arquivo pessoal, divulgação Internet.
quarta-feira, 8 de dezembro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário