quinta-feira, 7 de abril de 2011

Vw - entre dois amores II

No post anterior sobre o clássico Willys Interlagos Berlinetta foi apontada uma observação por um de nossos frequentadores: o bocal de abastecimento de agua do radiador não aparecia na coluna do carro na foto publicada e isto gerou uma duvida e só através de pesquisa de detalhes com o auxilio do nosso guru Felipe Nicoliello chegou-se a correta conclusão sobre a foto acima, a mesma foi invertida na impressão do catalogo naquela época e para corrigir este erro que permaneceu desde 1962, portanto quase 50 anos, e com a dica providencial de meu filho Willian utilizando os recursos disponíveis na computação voltei a foto a sua posição correta...
Os modelos Willys Interlagos sempre provocaram o fascínio aos que um dia desejaram possuir...
Mas as dificuldades de manutenção e reposição de peças para reparos sempre foram o "calcanhar de Aquiles" do pequeno esportivo...
Explicando: uma das mais populares metáforas sobre a fragilidade humana. Tétis segurou seu filho Aquiles pelo calcanhar para mergulha-lo num rio egípcio que o tornaria invencível. Queria contrariar um oráculo que dizia que seu filho morreria na guerra de Tróia. Durante uma batalha, no entanto, Aquiles tomou uma flechada em seu único ponto vulnerável: o calcanhar, que não havia sido banhado no rio por sua mãe. A partir daí, a expressão calcanhar-de-aquiles indica um ponto franco de uma pessoa ou neste caso um objeto.
Isto aliado a fragilidade do carro e as péssimas condições das ruas, muitos foram "empurrados" para uma adaptação mais radical de chassi e mecânica Vw...
E talvez por uma certa influência da Puma que também utilizava o chassi e a mecânica Vw estes se tornaram "mutantes", ou seja adaptados ao uso diário com uma mecânica barata e confiável, embora isto certamente desvalorize o veículo devido a perda da identidade original.
Dario Faria.
Fotos: arquivo pessoal, fonte de pesquisa Internet Google.

7 comentários:

Anderson Lira disse...

infelizmente a adaptação é o caminho para todos aqueles que não adotaram mecânica VW...

uma pena

conheço alguns que já estão adaptados...

Luby disse...

Agora sim ficou show e complementou com fotos os 3 modelos de carroceria produzidas que eram a berlineta,o cupe e o conversivel...
abs
Helio

Luby disse...

Uma boa opção e que não descarateriza tanto o carro é o motor do corcel, ja fizemos num gordine a tempos atraz e ficou muito bom...
Helio

Anônimo disse...

Top Phil,

Consertei um 'copêzinho vermelho' destes, nos anos 80:

- "Fibra mto fraca, tudo difícil de consertar, complicado..."

Abçs,

Ronaldo Brochado

Anônimo disse...

Design Michelotti !!!

(...ele era mto bom ...tb em esportivos ingleses)

(Ronaldo)

Dario Faria disse...

Olá Luby.
O dificil é escolher o mais bonito, o coupe é ultra raro certamente se fabricou muito pouco e pelo o que eu sei foi "rejeitado" naquela época; o conversivél é tudo de bom em um dia ensolarado para passear na orla maritima ou por região serrana e a berlinetta tem o charme das competições ou seja o pedigree dos esportivos, e todos os três das fotos são adaptados Vw e portanto "mutantes", uma modificação casual ou induzida, mas nem por isto deixaram de ser Willys Interlagos. Quando estava em uma roda de pessoas em volta de um deste adaptado, um cara do lado comentou ao outro: "embora seja adptado ainda é um Interlagos, e qtos destes você conhece? Dá prá contar nos dedos da mão!"
Dario Faria

Anônimo disse...

Colecionadores estão colocando novamente o chassis tubular, suspensão, motor e cambio do Willys. O carro original, mesmo com suas restrições, tem maior valor comercial. Dos 822 interlagos fabricados estima-se que uns 200 estão com alto índice de originalidade.