Agora o carro na oficina e garagem da Familia Grundmann na Alemanha em Hessisch Oldendorf, segue o árduo trabalho de pesquisa e restauração...
Um dos itens que irão fazer parte desta restauração: o raro volante do Kdf-Wagen conseguido através de contatos com colecionadores na Europa...
E no verão de 2009 o raro Vw foi apresentado ao publico pela primeira vês no evento de Vw nesta cidade que teve a visita de 40.000 frequentadores. E para que fosse visto em detalhes ficou exposto na parte interna da igreja local...
Embora o carro ainda estivesse bem no inicio da sua restauração foi a grande sensação do encontro de Vw vintage chamando a atenção de todos...
E com o passar dos dias a discussão do tema Vw30 encontrado na Lituânia foi evoluindo e através de analises minuciosas chegou-se a conclusão que este se tratava de um Vw38, pois a quantidade de entrada de ar da "churrasqueira" era de 24 partes, enquanto as dos modelos posteriores, que seriam os Kdf-wagen passaram a ser 21 partes, já que estes KdF-wagens foram feitos nas prensas de Fallerleben na fabrica KdF-stadt que após a Segunda Grande Guerra passaria a ser Wolfsburg...
Na parte interna do capo traseiro, foi notado em fotos de época que haviam reforços de estrutura que mostravam ser este um dos primeiros Vws, ou seja um verdadeiro VW30...
E com a ajuda de muitos frequentadores do "Forun Samba-USA", e o auxilio de literatura de confiança com informações precisas...
As opiniões se transformaram em conclusões, soubesse então que somente os primeiros 30 veículos VW30 foram fabricados artesanalmente nas oficinas da encarroçadora alemã Reutter e estes foram fabricados mais 14 em um total de 44 veículos...
E por este detalhe, de serem este feitos praticamente a mão, eram passivos de defeitos de discordâncias de simetrias, como foi observado em várias fotos de época dos modelo sVw30...
E em uma destas fotos foi notado que o modelo de numero de chassi "6" o capo traseira, na parte da curva do "W" que forma a estampagem, o lado esquerdo esta mais alto e arredondado que o lado direito.
E podemos também observar que as placas de licença dos VW30 seguiam a numeração do chassi.
Este pequeno detalhe foi de grande ajuda, pois atampa traseira do veículo encontrado na Lituânia, apesar de tudo ainda sobreviveu em perfeitas condições...
E uma analise mais atenta notou-se o numero "6" e o numero "5", e isto gerou uma polémica sobre qual seria então o numero correto do veículo...Mas o detalhe de falta de simetria do "W" da tampa foi decisivo na afirmação que este seria o provável numero "6", e assim foi aceito por todos...
Estas duas raras tampas de capo traseiro: da esquerda do VW30 e da direita de um KdF-Wagen, um modelo posterior, nota-se a diferença na parte em que é fixado a luz (nariz) de placa de licença.
Dario Faria
Fotos: forum Samba-USA.
sexta-feira, 29 de abril de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário