O protótipo VW30 foi o último projetado antes do Vw Fusca assumir a sua forma definitiva com o modelo Vw38.
Dos 30 veículos fabricados artesanalmente, o primeiro se fez na oficina da residência do Dr. Prof. Ferdinand Porsche...
E após a definição deste primeiro carro, outros 29 foram fabricados por experientes funileiros na oficina da Daimler-Benz, também na cidade alemã de Sttutgart, e os testes se iniciaram oficialmente em 1 de Abril de 1937...
Este veículo naquela época distante foi analisado sua aerodinamica, já que o desenho foi inspirado em conceitos de carros "strem line", como por exemplo o Tatraplan...
E prontos estes 30 exemplares, foram submetidos a o mais rigoroso teste feito até então pela industria automobilistica...
E foram divididos em 5 grupos distintos: para rodar na cidade; para rodar no campo; para rodar em auto estradas em velocidades altas; para rodarem em todos os lugares e finalmente o ultimo grupo reservado para experimentos...
No final dos testes em 31 de Dezembro de 1937 rodaram então mais de 1 milhão e trezentos mil kilometros, algo com 800,000 milhas em diversas estradas Alemanha, provando que o sonho de um "carro do povo" era possivel de se tornar realidade...
Isto com o apoio de 30 soldados requisitados das tropas de elite da "SS" e a supervisão técnica dos engenheiros do escritório de engenharia da Porsche...
Estes Vw30 podiam ser identificados pelo numero da placa de licença: 111A-37000 que continuava até 111A-37029, sendo o primeiro (111A-37000) de fabricação de Dr. Ferdinand Porsche e os seguintes da Daimeler-Benz. a gasolina usada neste teste foi da marca Shell e 27 carros usaram Mobil oil e apenas 3 usaram Valvoline oil, e os pneus eram da medida 4.50x16 polegadas Continental...
E certamente por onde andavam, despertavam o interesse da população. Mas ainda eram veículos rudimentares: sem para-choques e providos de portas com aberturas invertidas, popularmente conhecidas como: "suicide doors"...
Os pequenos bancos dianteiro, feitos em tubos basculavam a frente para se ter acesso a parte traseira, e também possuiam apoio de mãos no encosto...
Agora duas raras fotos de época: a primeira do painel bem simples com dois porta-luvas, serviu de modelo para o carro definitivo, o motor do limpador de para-brisa ainda no interior do carro, e a ventosa colada ao vidro serve para fixar a prancheta de anotações do teste em campo. A torneirinha de combustível e o pedal de acelerador em formato de rodinha também foram mantidos...
E a segunda foto do motor com sua forma caracteristica Vw a ar, a janela retangular interna, isolava o compartimento entre os passageiros. Sendo assim a visão traseira era feita atravez das aletas da tampa do motor...
Mas o destino foi cruel e ingrato com os pequenos VW30, todos que ainda se mantiveram rodando após o exaustivo teste tiveram que ser entregues, inclusive o de uso pessoal do sobrinho de Porsche, o piloto de testes Herbert Kaes...
E que possuia muita "intimidade" com este pequeno VW30...
Fazendo longas viagens, e preenchendo relatórios de avaliações para serem analisados pelos engenheiros do escritório Porsche...
Mas o destino foi cruel e ingrato com os pequenos VW30, e segundo consta foram massacrados a marretadas por ordem do alto comando militar alemão no Outono de 1942...
Mas existem pessoas que contestam esta foto, alegando ser uma "armação" dos alemães naquela época, que pode ser notado no "sorriso" das pessoas nesta foto acima, e de qualquer forma que seja, os 30 carros se perderam na História, e não se tem noticias até os dias de hoje de nenhum sobrevivente. Apenas um chassi destes VW30.
E curiosamente se vê um protótipo de Vw Kabriolet nesta foto...
E nos de 2000 e os que seguiram, de repente muitas montadoras mundiais de automóveis decidiram fazer réplicas de seus modelos ancestrais, e a poderosa Vw Germany não ficou fora desta tendência...
E a pedido do diretor do Vw Wolfsburg Museu, Dr. Bernd Wiersch, requisitou um exímio funileiro artesão belga para esta complicada e trabalhosa tarefa...
Todo feito a mão, seguindo antigos projetos e se baseando por fotos, o Vw30 ressurgiu em sua mais perfeita forma, deste as rodas, o chassi, seguindo a motorização e a forma curvelinea da carroceria...
Nada foi esquecido, e se este árduo trabalho obteve o excelente resultado, o mais próximo do modelo original de 1937, foi devido o fato de ter o amplo apoio da própria fabrica Vw, que atravez do manuseio de programas em computador deu todo o suporte técnico...
A principio, somente um modelo Vw30 foi recriado, na cor azul da foto anterior...
Mas como "o dinheiro não trás a felicidade, manda buscar", um milionário excêntrico gostou tanto do pequeno Vw30, que não se conteve e encomendou também um para seu uso pessoal...
E se compararmos esta foto com a do modelo original, mostrada anteriormente, veremos que até os detalhes de estampagem da chapa na parte interna não foi esquecido...
E isto poderia ter parado por ai, mas há tempo atrás encontrei um grande e velho amigo, no evento de Águas de Lindóia-SP, e ele me mostrou fotos em seu telefone celular de seu "novo" projeto: O Vw30. Fiquei muito surpreso com isto, e depois de algum tempo recebi e-mails do amigo Felipe Nicoliello e o Ne Lemos, sobre este mesmo veículo, que estava "circulando" fotos na Rede, na pagina "www.brazukasoldbugs.com/vw-30-em-fase-de-fabricac-o.html"...
Seguindo a intuição e a imensa vontade de também ter o seu Vw30, a pequena réplica vai tomando a forma definitiva...
E a contratação de um paciente funileiro, é o fator primordial neste tipo de tarefa...
Após a primeira camada de primer de pintura, o visual ficou mais agradável...
Originalmente o modelo não possuía para-choques, os para lamas e parte do capo eram uma peça única...
O furo circular frontal foi feito para acondicionar a buzina, e a porta com a abertura suicide doors...
Os alojamentos dos farois são salientes e saltam para fora...
O detalhe do vindo do teto, acompanha desde o para-brisa até o capo traseiro...
E pode-se ver o vão de encaixe da seta bananinha a frente da porta dianteira, semelhante aos classicos Vw Hebmullers...
A dobradiça de porta invertida e a pequena janela da lateral traseira...
A estampagem acompanha o formato das antigas placas de licença na Alemanha...A estampagem do pequeno capo treseiro que dá acesso ao motor, certamente é uma das partes mais trabalhosas de se fazer, exigindo paciencia e habilidade do profissional...
O numero de aletas deve ser na quantidade correta, e também na proporção de medidas equivalentes ao modelo original, alem de ter que possibilitar a visão do interior do veiculo para a parte traseira de fora...
O chassi a ser utilizado é proveniente de um Vw 1959, notem o tipico volante em forma de calice. E quanto aos resultados obtidos, as conclusões podem ser tiradas comparando as fotos originais de época e estas da réplica, mas seja como for, é de se elogiar a paciencia e coragem pela determinação do idealizador do projeto em não medir esforços para materializar o seu sonho!
Dario Faria.
Fotos: arquivo pessoal, book "Vw then now and forever/ Mr. Terry Shuller, Germany Vw Speed Magazine-Novembro/2002, Brazukas old bugs.
sábado, 22 de outubro de 2011
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8 comentários:
Fascinante!
Não tem outras palavras.
História simplesmente maravilhosa!
Parabéns a voce Dario por nos mostrar a evolução do VW e pela réplica do vW 30.Graaaande abraço!
Olá amigos.
O prototipo Vw30 sempre foi o meu predileto, e por muitos anos pesquisei sobre este exemplar, pena que não tivew a oprtunidade de ter uma replica deste...
Dario Faria
Dario, parabens! Como sempre nos brindando com um generoso show de informaçoes preciosas! Muitissimo obrigado!
Esse réplica Brasileira é bem bacana .
Dario,
A réplica, ou seja, a reprodução alemã que está no Museum é quase prefeita em comparação ao original, apenas detalhes como os vincos laterais parecem mais pronunciados no original, talvez em função da observação através de fotos coloridas com fotos preto e branco. Já a reprodução nacional, deixa a desejar nesse item tb e nos detalhes das portas. Estas deveriam ser inclinadas, e não retas (verticais) como em qq Fusca, inclusive a furação da "bananinha" deve acompanhar essa linha. Acho esse detalhe é o maior pênalti da reprodução nacional.
Mas a iniciativa do amigo "C" é muito válida e teve um enorme trabalho para chegar até esse estágio. Comparado com a reprodução alemã, lá a encomenda foi dada a um artesão belga de muito prestígio e fama, para a criação dessa reprodução.
O blog www.pillbox-sp.blogspot.com tem uma materia sobre os fuscas.
Belas fotos e ótima reforma.
Olá Professor Felipe.
É exatamente isto, o dinheiro "move montanhas", e a poderosa Vw Germany não iria deixar isto por menos, e investiu pesado na reprodução do Vw30, e também o V3.
E quanto ao Vw30 Tupiniquin, é apenas um "genérico", "sonho de uma noite de verão", e o proprio idealizador me confidenciou o quanto é dificil "explicar" ao profissional que esta fazendo o serviço os detalhes a serem seguidos, seria igual a construir uma casa: você pede ao pedreiro isto e ele faz aquilo, por que simplesmente acha melhor assim...
Espero que você tenha apreciado a materia da postagem sobre este tema Vw30, afinal foi sugestão sua, e está dado o recado!
Dario Faria
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