Certamente este foi o "sonho de consumo" de muitos garotos nos anos 60, os anos dourados, e até onde eu sei, o pequeno brinquedo foi uma criação do não menos famoso Sr. João Gurgel, que em breve se tornaria um ícone da industria automobilistica nacional, com seus versáteis jipinhos em fiber-glass movidos a motorização Vw...
Em meados de 1985, encontrei um deste em uma oficina de reforma de barcos, as condições embora não fossem as melhores, ainda possuía alguns detalhes originais.
Naquela época, mal conhecia a história da origem deste pequeno Karmann-Ghia, e o quantia valia em termos de "item de coleção', muito menos o proprietário, que apenas propos a troca com um outro buguinho da marca Fapinha. Não saberia dizer quantos foram fabricados naquela distante época pela Gurgel, e se restam algumas por aí...
O que podemos afirmar é que tem aparecido modelos deste, que são provavelmente replicas das originais, sendo vendidas em eventos importantes, e com valores que atingem a estratosfera.
Dario Faria.
Fotos: Google internet, arquivo pessoal.
quarta-feira, 2 de novembro de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
pô aquele até que estava bom!!
seria bem legal se uma empresa tivesse a iniciativa de comercializar esse carrinho denovo, acho que teria aceitação. só não sei se a Karmann autorizaria...
Legal Dario!
Exatamente! Este das ultimas fotos é uma replica,porem só foi feito uma,talvez justamente pelo preço nada barato.
Esse que voce viu nos anos 80 é(era) o exemplar mais original que ja vi até hoje,o motor era um Briggs & Stratton.
Quanto aos numeros da produção creio que o Gurgel fez os Gurgel Junior em alta quantidade para exportação e poucos ficaram no Brasil
Depois partiu para o Gurgel Macan( que usam chamar de mini mustang ou corvette mas não vejo a minima semelhança)e então o mini KG,creio que a produção foi bem grande,de mais de 200 unidades,bem mais,eu não gosto de falar pois tem entendidos que dizem coisas do tipo:"eu conhecia o gurgel e ele disse que fez 25"eu não creio,ele fez um montão,eu mesmo ja vi uns 25!
Depois disso,o Gurgel foi parando e um antigo funcionario dele que inclusive preparava os karts de competição montou a Galan(dos mini carros Galan) e posteriormente a Alexandre Veiculos Ltda,que tinha 150 funcionarios,motores proprios fundidos dentro da propria fabrica e a produção de 1 mini carro a cada 30 minutos
Pena que muitos colecionadores enfeitam muito os mini carros e inventam moda,eu se tivesse um mini KG eu o deixaria com as calotas de vespa e a "borboleta" com o emblema Macan,igualzinho o que voce viu,ai sim,estaria lindo e original
Quanto a comercializar de novo,na época as empresas não implicavam não,era até uma maneira de propaganda para a Karmann Guia,o unico porem é que quem tiver um original vai ficar meio desapontado afinal vai "perder a graça"e quase ninguem sabera diferenciar entre o original e a replica.O meu amigo fez essa replica ai das ultimas fotos,o custo de produção é bem alto e...Não deu certo comercialmente falando.
André Lemes
Postar um comentário