quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Vw - o pequeno Karmann-Ghia Gurgel.(II)

A Rede Internet é algo realmente muito incrível, quando usada para o bem, nos proporciona muitos conhecimentos, e o tema "pequeno Karmann-Ghia" nos prova isto...
E a medida que as coisas vão aparecendo, com o achado de fotos em meu arquivo pessoal, ou mesmo de fotos localizadas em revistas como estas da não menos famosa: 4 Rodas/Dezembro 1965 e as providenciais explicações expostas por um de nossos frequentadores vão tornando tudo mais claro e isto enriquece nossos conhecimentos...
Abaixo anexei o comentário recebido recentemente pelo amigo André Lemes, que se mostrou um profundo conhecedor do assunto em palta:
"Legal Dario!
Exatamente! Este das ultimas fotos é uma replica,porem só foi feito uma,talvez justamente pelo preço nada barato.
Esse que voce viu nos anos 80 é(era) o exemplar mais original que já vi até hoje,o motor era um Briggs & Stratton.
Quanto aos números da produção creio que o Gurgel fez os Gurgel Junior em alta quantidade para exportação e poucos ficaram no Brasil
Depois partiu para o Gurgel Macan( que usam chamar de mini mustang ou corvette mas não vejo a mínima semelhança)e então o mini KG,creio que a produção foi bem grande,de mais de 200 unidades,bem mais,eu não gosto de falar pois tem entendidos que dizem coisas do tipo:"eu conhecia o Gurgel e ele disse que fez 25"eu não creio,ele fez um montão,eu mesmo ja vi uns 25!
Depois disso,o Gurgel foi parando e um antigo funcionário dele que inclusive preparava os karts de competição montou a Galan(dos mini carros Galan) e posteriormente a Alexandre Veículos Ltda,que tinha 150 funcionários,motores proprios fundidos dentro da propria fabrica e a produção de 1 mini carro a cada 30 minutos
Pena que muitos colecionadores enfeitam muito os mini carros e inventam moda,eu se tivesse um mini KG eu o deixaria com as calotas de vespa e a "borboleta" com o emblema Macan,igualzinho o que voce viu,ai sim,estaria lindo e original
Quanto a comercializar de novo,na época as empresas não implicavam não,era até uma maneira de propaganda para a Karmann Guia,o único porem é que quem tiver um original vai ficar meio desapontado afinal vai "perder a graça"e quase ninguém saberá diferenciar entre o original e a replica.O meu amigo fez essa replica ai das ultimas fotos,o custo de produção é bem alto e...Não deu certo comercialmente falando.
André Lemes"

Dario Faria
Fotos: arquivo pessoal, revista 4 Rodas (Dezembro 1965 capa e anuncio).

Nenhum comentário: