Este belo exemplar de Vw Oval Window, foi fotografado em tempos que ainda se usava a placa amarela, e algo nele sempre me intrigou...
E naquele tempo distante cheguei até a "trocar ideia" com o então proprietário, que se mostra na foto ao lado do pequeno Vw...
E o que poderia causar tanta polêmica? a resposta esta na numeração da placa de licença, ou seja: o ano de fabricação do veículo que consta no documento, segundo afirmava o proprietária, este seria um Vw Oval Window 1958...
Pois bem, isto parece ser apenas mais um detalhe que pode passar despercebido para os menos atentos, mas para quem tem um certo conhecimento, logo exclamaria que neste ano já não se produziu mais os Vws com janelas traseiras ovais...
Isto pode ser seguramente constatado nos arquivos da lista "Beetle Age Finger" (procurador da idade do Fusca), registrando o ultimo Vw Oval Window chassi numero 1 600 439, na data de Junho de 1957, mas como tudo que aconteceu abaixo da linha do Equador, no Hemisfério Sul, este deve ser uma exceção, por que este Vw acima poderia ter sido uma particular que chegou no ano seguinte a sua fabricação, no caso em 1958.
Na verdade, ainda não encontrei nenhum Vw 1958 com as caracteristicas que seriam corretas (janelas retangulares), e acredito que neste ano a Vw do Brasil não chegou a importar carros neste período, pois foi o inicio da transição do modelo, e certamente a Vw Germany deveria ter milhares de pedidos para atender, e todos queriam ter o "novo Fusca", e isto não permitiu a chegada destes ao Brasil, e além do mais a nova planta da Via Anchieta esta em inicio de produção da Kombi, e o Vw fusca seria lançado aqui no ano seguinte de 1959, como sendo um modelo nacional.
Dario Faria.
Fotos: arquivo pessoal, International Vintage Vw Magazine-Mr. Bob Shaill.
sábado, 12 de novembro de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
5 comentários:
Os carros aqui montados são sempre um caso à parte.
Este VW oval ou foi montado no final de 57, recebendo o ano 58 na plaqueta ou foi montado mesmo em 58.
Há registro de Zwitter 0 Km sendo vendido aqui no Brasil ainda em Maio de 53.
Não há nada de errado com esses carros, é que o sistema adotado no Brasil sempre seguiu lógica (ou falta de) própria.
Esqueci de dizer: eu já vi um Sedan 1958 conforme padrão, isso foi em Londrina (PR) lá por 1995. Era cor creme e muito original, seu proprietário era dono de uma sorveteria próxima ao centro.
Eu sou da seguinte opinião sobre esse Oval 58,ele deve ser um 57 faturado em 58 .
E aqui em SP tem um 58 já com a janela grande e com ragtop original .
Olá amigos.
A história dos Vws no Brasil é muito obscura e confusa, devido a falta da própria empresa em manter registros de seus veiculos, principalmente os mais antigos quando ainda eram importados da Alemanha, e se mantem arquivos estes são sigilosos.
Há muito tempo atrás pedi a fabrica aqui (Vw do Brasil), informações sobre meu antigo Vw 59 e foi negado, alegando que somente a policia tinha acesso a isto, por fim consegui o dossiê do carro na Vw Germany, pagando uma grana para eles.
Dario Faria
Todos os 58 (Nacionais) que conheço são ovais, janela grande como falamos só Alemão mesmo . . . Conheço um 58 RAGTOP de um amigo que foi trazido ao Brasil por meio de Importação, não da fabrica, particular, é o unico que conheço . . . o Meu por exemplo, é 1955/1955 no documento, mas o chassi é de novembro de 1954, claro, sabemos que era CKD, que veio de navio e etc . . . geralmente é o que vemos com 1952 com "esfria-saco" que originalmente são 1951 . . .
Abs
Lemos
Postar um comentário