sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Foto e Fato de época

As fotos me foram presenteadas pelo Sr. Rodolfo Scobel, um pioneiro colecionador e admirador de Volkswagens, elas foram tiradas durante o Concurso D'Elegance do extinto Veteran Car Club de São Paulo há muito tempo. Naquela época os Fuscas, mesmo os raros Vws Split Windows não eram incluídos e cogitados como veículos de coleção, para os mais privilegiados que disputavam caros automóveis como o Rolls-Roice que aparece ao fundo na foto. Eram tempos difíceis tanto para o Fusca quantos para outros veículos nacionais, que eram vistos com desdém e desprezo por muitos. Mas hoje, graças ao esforço de pessoas intelectuais como o deputado e colecionador Sr. Roberto Nasser, o idealizador da placa preta para veículos de coleção, o carro nacional se tornou um bem de valor histórico imprescindível em uma coleção para ser considerada completa! Dario Faria
Lembro bem dessa situação Dario, quando comecei a colecionar Fusca em 1975, era cliente de uma oficina de restauração, frequentada por colecionadores do Veteran Car Club de São Paulo e quando me perguntavam que automóvel eu colecionava, riam ao ouvir minha resposta: Fusca. Mas me respeitavam muito e me ajudavam dando peças como as sinaleiras bananinhas, faróis alemães, lanternas coração e tantas outras. Isso prova que as peças não tinham valor, como os automóveis nacionais e muitos estrangeiros, que eram carros comuns. Para colecionador o carro deveria ter marcado uma época, ser muito desejado ou ter sido de alguma personalidade. Fora isso, nada era colecionável, simplesmente rejeitado, apenas um veículo antigo.

2 comentários:

Dr. JMM disse...

hehehehehe...como os tempos mudaram né véio??? hoje tão colecionando até gol (carro que foram feitos zilhões....)....hehehehehe
Carro antigo é tudo bonito né, basta estar bem conservado.

Guilherme da Costa Gomes disse...

estou em busca de fotos dos "Concourse Dèlegance", você me conseguiria o contato com o Sr. Rodolfo Scobel? Desde já muito grato.
Abraço,