Nas fotos do novo Museu da Porsche na Alemanha que foi destaque aqui e na imprensa mundial recentemente, me despertou a atenção do modelo denominado Type 60 10VW em alumínio fabricado por Ferdinand Porsche em 1939, para uma competição que seria "Berlin-Roma”, da Alemanha para a Itália com o intuito de promover mais ainda a aliança entre os dois paises. Devido à deflagração da II grande guerra após a invasão da Polônia, esta corrida foi cancelada e estes carros não puderam competir.
Os arquivos apontam para três carros fabricados em carroceria de alumínio com o peso de 550 kilos e atingia a velocidade de 140 km/h, ótima para um carro de apenas 1100cc naquela época.
Dos três veículos fabricados a mão, um foi destruído devido a um bombardeio, o segundo foi usado sem o menor cuidado (sadicamente) por soldados americanos, que posteriormente sucataram o raro veículo. O terceiro teve mais sorte, pois em 1948 foi comprado de Ferry Porsche, filho de Ferdinand Porsche, por um austríaco chamado Otto Mathe pela quantia de 32.000 schilling.
Este piloto utilizava o carro em corridas locais com muito sucesso e por um motivo desconhecido inverteu o volante do veículo, do lado esquerdo para o lado direito, tornando o carro esportivo com sistema de direção de "mão-inglesa".
Mas Otto Mathe sofreu um acidente terrível, que o obrigou a amputar um dos braços e nunca mais pode mais participar de corridas de carros esportivos.
Eu não tenho noticias que confirmem o destino deste raro veículo sobrevivente e também não poderia afirmar se o veículo exposto pela Porsche, em seu novo Museu seria o carro de Otto Mathe ou uma réplica feita sob encomenda, o que podemos saber com certeza, que este modelo type 60 10VW é muito semelhante aos antigos Posrche 356 e certamente serviu de inspiração para criar um dos mais belos Posrche já fabricados! Dario Faria
Concordo com você Dario, mas gostaria de salientar, que o Porsche 356 foi projetado por Ferry Porsche, e não por Ferdinand Porsche como muitos pensam, nessa época do projeto (pós guerra), Ferdinand estava preso na França, sob acusação dos aliados de ter ajudado Hitler.
segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009
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Um comentário:
Felipão, é provável que seja uma réplica véio, veja que as grades dianteiras são muito diferentes e o que tá no museu esta "muito" lisinho e com as formas mais simétricas. A míngua de maiores fotos deste do museu, não me permite afirmar com maior certeza, mas ele parece ser mais "preciso" o outro é mais "monstrengão", me permitam o termo. Os 356 são os carros mais lindos, e se situam em grau de beleza no design aos karmann ghia (olha a modéstia, hehehehe). Sem falar que é uma base do fusca, ou seja, cara de um, focinho do outro.
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