segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Vw - menor abandonado (1)

Os carros tem sua vida útil, e as vezes se tornam carros inúteis, como diz o amigo Russel do blog de mesmo nome:"carrosinuteis.com.br", abandonados por seus antigos donos a própria sorte, vão se deteriorando com o tempo e se transformando em sucata a espera de um milagre...Mas as vezes o destino é traiçoeiro, e por motivo de irregularidades, são levados aos pateos de apreensão, e lá ficam por prazo indefinido, que poderá levar anos, e quando saem na maioria das vezes já não servem mais para nada, e são vendidos como sucata...
Esta "pratica" já vem de longa data, eu me recordo quando adolescente na década de 70, ao lado do antigo prédio do Detran-SP, em pleno parque do Ibirapuera, havia um deste pateo, e com vários antigos apreendidos.
Na foto acima,encontrada no blog "fotolog.terra.com.br/fotosantigas:31", a história se repete, é só ler o texto anexo abaixo:
"Postado por Paulo História em 23/03/2009 20:51
Depósito Detran RJ - 1970
Essa foto é fantástica e rara, foi cedida pelo amigo Janson que conseguiu a mesma depois de muita pesquisa.
Logo depois dessa foto, os jornais e TVs na época noticiaram a pilhagem que aconteceu com esses autos. Foram sendo içados por um guindaste e colocados um em cima do outro, sepultado de vez qualquer tentativa futura de restaurar alguns desses autos.
Curiosamente esse depósito não despertava tanto interesse e cobiça dos colecionadores na época, já que a maioria desses carros ainda se encontrava nas ruas do subúrbio carioca e nas dezenas de ferros velhos espalhados pela Av Brasil, Nova Iguaçú, etc.
Reparando bem na foto se encontra uma Lincoln dos final dos anos 30 conversível, dois Cadillac conversível, um auto que parece ser um Buick 1940/41 conversível, um Ford 1936 conversível, e muitos outros.
Ironicamente a grande maioria desses autos foram sucateados depois no Cajú/RJ, e já vi muitos colecionadores restaurarem autos bem piores do que esses das fotos...
"
Dario Faria.
Fotos: arquivo pessoal, fotolog.terra.com.br.

3 comentários:

Afonso disse...

Vejo constantimente isso acontecer nos pátios , é triste!

Anônimo disse...

É impressionante o numero de fuscas que são desmanchados por dia no Brasil. Tenho visto semanalmente fuscas virarem sucatas rapidinho nas ruas e oficinas por aqui. Em poucos dias já me deparei com 6 fuscas irem pro machado literalmente. É claro que alguns não tem mais jeito mesmo de tão detonados ou documentos irregulares. Tenho certeza que muito em breve não veremos nenhum fusca pelas ruas. Sem contar que para muitos brasileiros, que se sentem envergonhados em andar ou ter um fusca na garagem, pois a onda agora é ter um zerinho moderninho de preferencia com milhões de parcelas pra pagar. Outra coisa que já cheguei a ouvir, é que, quem compra em mais parcelas, é mais corajoso, mais valente, mais poderoso, mais moderno e atualizado, mais ousado e em muitos casos as minas estão dando preferência a estes campeões de pagamento. Podem acreditar, é a pura realidade. Ainda quero ter meu antiguinho(Fusca e seus derivados, Jeep, corcelinho de baixa manutenção e impostos)na minha garagem e andar garbosamente e altivo cheio de orgulho de ter talvez bom senso e simplicidade regada a muita cultura sem ostentação.
deJuarez-MT

Dario Faria disse...

Olá.
Conta-se que foram fabricados uns 21 milhões de Vw Fuscas em todo o mundo, e acabar com todos eles leva tempo, mas se não cuidar um dia não tem mais...
Dario Faria