segunda-feira, 13 de abril de 2009

Karmann Ghia Germany - O fim.

"A falência de Karmann na cidade de Osnabruck, Alemanha demitindo seus 3.470 funcionários por causa da crise."
'Ao ler esta notícia pela manhã me deu aperto no coração e logo veio na memória o meu primeiro carro: um Karmann-Ghia 1968 vermelho, que quando ganhei de presente do meu irmão Dirceu, o carro levava a placa de licença na cor amarela de numeração: CC 2239 São Paulo SP. Este era o meu companheiro de passeios pelo bairro em 1976, e quis o destino que nos separasse, pois ele foi vendido na feira de usados de domingo no Parque Anhembi a um outro jovem que morava na rua Alvorada, lá pela região da Vila Olimpia, embora a sua mãe presente na hora da compra torceu o nariz e perguntou se era realmente isto que ele queria, um claro sinal de objeção a compra, coisa de mãe que não entende o gosto de um filho. Do pequeno carro esporte nada restou, nem uma foto, só lembranças. Gostaria hoje tê-lo ainda em minha garagem... Quanto a Karmann da Alemanha ter falido é mais uma grande empresa que tomba a crise e se vai, e a nós resta apenas contar a história. E como tudo tem começo, meio e fim as imagens anexas falam mais que palavras. Fotos:Dario Faria, Guillermo Muller, Bob Shaill, acervo pessoal. Dario Faria'
Semana passada publiquei assuntos relativos a Karmann Germany, tão pouco imaginava a situação, apesar das notícias terem sido veiculadas naquele dia e o anterior. Por absoluta falta de tempo, não tive acesso as notícias, mas algo misterioso pedia que eu falasse de Karmann Ghia. Naquele 9 de abril, todas as publicações do Fusca Classic foram com KG e sobre a fabrica e seus 50 anos, com a produção e modelos fabricados. No "Foto de época", um belo KG alemão, outro no "VW and Girls" extraído de um anuncio VW e no "Anuncio de época" marcou presença com um TC. Hoje tenho a triste missão de publicar um assunto que não gostaria, mas a crise abreviou a falência da Karmann, porque empresas desse tipo estão com os dias contados, afinal produção em pequena escala, não está mais no "livrinho" das grandes montadoras, hoje elas querem saber de grandes produções e lucros do mesmo tamanho.O primeiro Karmann Ghia em 1953.



No Brasil, no primeiro encontro do Fusca Club por volta de 1986, o KG Club marcou boa presença.
Ainda no Brasil, a Karmann Ghia continua suas atividades por conta de não pertencer a matriz alemã, mas seu destino deverá ser absorvida por uma grande montadora, isto é se já não foi.

Nenhum comentário: