Em homenagem ao Evento de Águas de Lindóia que inicia hoje, um bela história de um acontecimento no cenário do antigomobilismo mundial sobre um grande ícone.
'Nos últimos anos as grandes industrias automobilísticas se dedicaram a seu potencial construindo modernos centros tecnológicos e museus modernos,isto principalmente na Europa, a BMW;Mercedes-Benz;Posche fizeram isto .E a Volkswagen não deixou por menos e criou uma cidade dentro da cidade de Wolfsburg que foi chamada de "Autostrad" que abriga prédios e centro de pesquisa e também um novo museu para mostrar aos visitantes a evolução do automóvel e principalmente os da marca VW através dos tempos.
E para que isto fosse completo faltavam os primeiros protótipos VW projetados por Dr. Ferdinand Porsche, os mais antigos verdadeiros fuscas "jurássicos", a questão é que deles pouco e quase nada restaram ficando apenas relatórios de teste e algumas fotos e filmagem de época.Os modelos testados:V1;V2;V3 e os VW30 o que se supõe é que foram destruídos em tempo de guerra, já que é conhecida a foto em que algum destes são sucatados a marretadas cruelmente, neste tempo nebuloso e cinzento da história o autogoverno militar alemão pensava em progresso e futuro e ignorava a história e o passado.
Para o acervo do VW Museu foram escolhidos que seriam feitas réplicas perfeitas dos modelos V3 e VW30, este projeto ficou a cargo do experiente gerente Werner Zinke que solicitou a Universidade Tecnológica um estudo em computação gráfica em 3-D para obter o tamanho dimensional correto e assim executar os modelos em madeira e depois à fabricação final em chapa de aço.Esta parte seria feita à mão, um trabalho moroso e oneroso que levaria horas a fio de um artesão especialista contratada na Bélgica.
A parte mecânica também foi seguida à risca a originalidade do projeto de Porsche, tanto que a motorização; caixa de câmbio e suspensão foram aproveitadas de antigos modelos KdF-wagen de março de 1943,ou seja, as peças dos primeiríssimos VWs fabricados ainda no período da guerra.Assim a primeira replica do modelo V-3 de 1936 foi pintado na cor vermelha e a do VW30 de 1937 recebeu a cor azul marinho e com isto estas réplicas chegaram o mais próximo da perfeição que foi possível e imaginável.
Os veículos foram entregues ao curador do VW Museu que é também o responsável pelos arquivos históricos da Volkswagen o Doutor Bern Weiss, que segundo comentou o meu amigo e expert em VWs Alexader Gromow, é dado este titulo de doutorado ao senhor Bern Wierch por causa de sua tese sobre a história da Volkswagen, ou seja, a pessoa certa para ter a responsabilidade que lhe foi conferida.
Esta história poderia terminar aqui com estas duas réplicas mais que perfeitas,se não fosse um porém...Pois durante a fabricação das réplicas um entusiasta por Vws e por sinal muito rico decidiu ter o seu próprio VW30 e aproveitou a oportunidade e disposição do artesão belga e encomendou também o sua réplica na cor cinza para passear e se divertir em encontros e exposições.
O que se pensa disto: "A diferença do homem e o menino é apenas o tamanho de seus brinquedos!” Dario Faria'
E para que isto fosse completo faltavam os primeiros protótipos VW projetados por Dr. Ferdinand Porsche, os mais antigos verdadeiros fuscas "jurássicos", a questão é que deles pouco e quase nada restaram ficando apenas relatórios de teste e algumas fotos e filmagem de época.Os modelos testados:V1;V2;V3 e os VW30 o que se supõe é que foram destruídos em tempo de guerra, já que é conhecida a foto em que algum destes são sucatados a marretadas cruelmente, neste tempo nebuloso e cinzento da história o autogoverno militar alemão pensava em progresso e futuro e ignorava a história e o passado.
Para o acervo do VW Museu foram escolhidos que seriam feitas réplicas perfeitas dos modelos V3 e VW30, este projeto ficou a cargo do experiente gerente Werner Zinke que solicitou a Universidade Tecnológica um estudo em computação gráfica em 3-D para obter o tamanho dimensional correto e assim executar os modelos em madeira e depois à fabricação final em chapa de aço.Esta parte seria feita à mão, um trabalho moroso e oneroso que levaria horas a fio de um artesão especialista contratada na Bélgica.
A parte mecânica também foi seguida à risca a originalidade do projeto de Porsche, tanto que a motorização; caixa de câmbio e suspensão foram aproveitadas de antigos modelos KdF-wagen de março de 1943,ou seja, as peças dos primeiríssimos VWs fabricados ainda no período da guerra.Assim a primeira replica do modelo V-3 de 1936 foi pintado na cor vermelha e a do VW30 de 1937 recebeu a cor azul marinho e com isto estas réplicas chegaram o mais próximo da perfeição que foi possível e imaginável.
Os veículos foram entregues ao curador do VW Museu que é também o responsável pelos arquivos históricos da Volkswagen o Doutor Bern Weiss, que segundo comentou o meu amigo e expert em VWs Alexader Gromow, é dado este titulo de doutorado ao senhor Bern Wierch por causa de sua tese sobre a história da Volkswagen, ou seja, a pessoa certa para ter a responsabilidade que lhe foi conferida.
Esta história poderia terminar aqui com estas duas réplicas mais que perfeitas,se não fosse um porém...Pois durante a fabricação das réplicas um entusiasta por Vws e por sinal muito rico decidiu ter o seu próprio VW30 e aproveitou a oportunidade e disposição do artesão belga e encomendou também o sua réplica na cor cinza para passear e se divertir em encontros e exposições.
O que se pensa disto: "A diferença do homem e o menino é apenas o tamanho de seus brinquedos!” Dario Faria'
O modelo V3 original.
O modelo VW30 original.
Os trinta VW sendo destruídos em outubro de 1942, por ordem de Hitler.
O primeiro passo, projeto em 3D.
O carro sendo feito artesanalmente e preparado para a pintura.
3 comentários:
Lindas as fotos. Ha muito tempo eu vi numa revista sobre fusca umas fotos desses 2 modelos e sempre tive curiosidade de saber mais sobre eles. É realmente um belo trabalho recriar esses 2 modelos.
Ps:O V3 tinha apenas 2 pedais? (acelerador e freio?... desculpe a ignorância)
Abraço
Patrick,
Não ligue não, o sistema é pouco conhecido.
Existiam três pedais a saber:
A esquerda a embreagem;
No centro o freio;
E a direita o acelerador.
Não parece muito nítido, mas existe uma haste com uma roldana na ponta utilizada como acelerador. O fato se deve a praticidade no uso rural, para que o tradicinal pedal em chapa não ficasse acumulado de barro, dificultando a aceleração. Nos anos 80, qdo eu corria de Auto Cross, nossos carros tinham um acelerador similar, apenas a diferença na rodinha ser de Skate, mas com a mesma função. Esse acelerador foi utilizado pelos Fuscas até 1958, se não me engano.
Não meu amigo Patrick é porque o pedal do acelerador dos fuscas mais antigos eram uma rodinha.
abraço espero ter ajudado.
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