terça-feira, 28 de abril de 2009

Karmann Ghia Protótipo

'Estas são algumas de minhas fotos favoritas! Elas foram tiradas na garagem ou porão do museu da Karmann na Alemanha e veja o detalhe deste Karmann-Ghia feito para estudo de estilo: o para-brisa dianteiro é panorâmico e avança até o teto e em formato de curva e possui os cantos em ângulo agudo, diferente dos modelos em linha que eram arredondados, os vidros de portas possuíam quebra-vento e somente no Brasil a Karmann-Ghia colocou este tipo, a partir de 1970 e bem pequeno. Era tão pequeno e quase inútil, e neste protótipo tem um tamanho proporcional. Já os limpadores de para-brisa funcionam de lado oposto a "la Mercedes-Benz" ou iguais aos antigos Puma. O para-choque tem desenho mais robusto e garras reforçadas estilo bem ao gosto americano e as grades de entradas de ar dianteira são maiores, bem definidas com a linha do capô. As rodas ainda são do modelo fechado e sem janelinhas, iguais ao Fusca até 1964. Agora a parte traseira é incrível, o vidro traseiro que se junta as janelas laterais em uma coluna bem fina semelhante as de automóveis americanos do final da década de 50 e a maçaneta é também típica de carros americanos. O interior é um caso a parte e de bom gosto em um tom vermelho escuro. Nota-se os instrumentos que são na posição horizontal semelhante ao nosso Ford Galaxie e o volante é do Karmann-Ghia até 1958, mas na cor vermelha. A forração das laterais de porta combinam com o acabamento do assento dos bancos que são pequenos e com desenho esportivo. Talvez este modelo seja do ano de 1958, conforme indica o modelo do volante e as rodas fechadas. Penso que este foi um carro de estudo (protótipo) que não deu certo devido seu alto nível de acabamento e isto certamente refletiria no custo final do produto se fosse colocado em linha de produção. Agora com a falência da Karmann Ghia na Alemanha, o que será desta "criança" que se tornou orfã? Dario Faria Fotos:arquivo pessoal'

2 comentários:

smarca disse...

Verdade!

Com a falência da KG na Alemanha a massa falida como um todo deve ser vendida, leiloada, sei lá.

E algum alemão vai poder comprar KG de museu no velho continente.

Já sei! Vou pedir para o Uli pedir para o irmão dele na Alemanha ficar atento ao edital, hehehe.

Só fusca disse...

Muito show seu BLOG! Parabens pelo otimo trabalho. Adicionei seu BLOG no meu!. Grande abraço!!