Este raro catalogo de vendas da Karmann Karosserie nos mostra um elegante cabriolet, o desenho une a esportividade e classe de uma jogadora de tenis e o clássico Vw em dois tons de cores bege e marrom esta combinação é popularmente conhecidas como saia e blusa.
O pequeno Vw certamente é um modelo do inicio de 1949 devido ao formato tipo "banana' das garras de para-choque; o grande logotipo Vw no centro das calotas e as setas de direção "bananinha" são colocadas no painel ao lado do paras-lama dianteiro, isto somente no primeiro protótipo de fabrica, e posteriormente foi deslocada para a posição após a porta.
A ultima ilustração nos mostra a linha de fabricação em que modelos eram transformados em cabriolets, e entre eles esta o Adler...
Esta rara foto é do cabriolet mostrado no catalogo da encarroçadora e a combinação em saia e blusa também envolve a parte da saia traseira, algo que foi alterado no modelo definitivo, pois este era o primeiro, ou seja: o protótipo. E podemos notar o volante de três raios na cor preta e a ausência do grande relógio de horas que era um acessório do modelo Luxo e curiosamente este cabriolet foi produzido a partir de um modelo Standart.
Muitos assemelham a aparência do modelo Adler aos primeiros Vws e julgam ser de autoria do Dr. Ferdinand Porsche, mas na verdade foi desenhado pelo estilista Karl Jenschke que trabalhou na fabrica da Steyr e se transferiu para a Adler, por isto a semelhança com o modelo Steyr 50 é evidente. O Adler 2,5 era certamente muito espaçoso e de forma aerodinamica "streanline", tinha um coeficiente de 0,36, que é muito semelhante as veículos produzidos na década de 70 e com motor de 6 cilindros e 2494 cc, fornecia potencia e desempenho aerodinamico para atingir altas velocidades nas estradas alemão Autobahn, e por isto o modelo é também conhecido como Adler Autobahn.
Entre 1937 a 1940 foram produzidos apenas 5290 carros do tipo sedan 4 portas, cabriolet 2 e 4 portas e a versão especial denominada Sport-coupe Limousine e era considerado um carro médio mas com preço elevado seu lançamento pouco antes da Segunda Grande Guerra inviabilizou a produção. A fabrica foi duramente bombardeada durante a Guerra e após o término a produção se voltou a fabricação de maquinas de escrever e este notável veiculo não teve continuidade.
Hoje se tem noticias de um modelo deste que se encontra na coleção particular da Família Matarazzo no interior de São Paulo.
Dario Faria
Fotos: arquivo pessoal; divulgação Internet.
segunda-feira, 3 de janeiro de 2011
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