Dois grandes veículos clássicos: Isotta Fraschinni e REO, pertencente a aristocracia paulistana da década de 30...
Foto: Automóveis de São Paulo, autor Malcolm Forest.
Vw teto solar de um anuncio publicitário da Vw do Brasil da década de 60 (por favor: Não façam isto) ...
Um modelo da década de 60 personalizado com vários acessórios de época...
Encontro de amigos: Lauro Groti com seu Vw 1962 e Dario Faria com o Gordini IV 1968 no ano de 1982...
As fotos acima servem para exemplificar um antiga duvida que perdurava por vários anos e acredito que agora foi esclarecida, e através de um comentário no blog "Antigosverdeamarelo" do amigo Gui que recebi uma resposta convincente de um frequentador deste blog que assina pelo code-nome: AGB, com informações preciosas deste assunto das letras e números de placas antigas:
"Até 1946-47 as placas eram pretas com números de cor metálica, em ordem crescente: 1, 2, 3 etc. A numeração baixa era muito desejada e, em geral, reservada a pessoas poderosas (generais, ministros, milionários). Cada placa era identificada por uma letra: P = particular, C = carga, T = transporte de passageiros.
Naqueles anos adotou-se a placa amarela com algarismos pretos para automóveis, vermelha com números brancos para comerciais e branca para veículos oficiais. Havia algumas especiais para autoridades, diplomatas, veículos militares e por aí vai.
De início, a numeração partiu do 1 (imagine a disputa que ocorreu!) mas quando atingiu o milhar os algarismos foram separados em pares (10-25, 29-32 etc) e em seguida em três grupos (7-18-47 ou 30-03-67). Alguns estados usaram este último sistema desde o início (RS p. ex.) Pelos anos 60 a identificação em SP já chegava a 4 pares, com evidente dificuldade para atender as exigências do trânsito. Em 1971 vieram as placas alfa numéricas (AK2398) e, por volta de 90, surgiu o atual método. AGB"
Dario Faria
sexta-feira, 21 de janeiro de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Dario, o "AGB" é o anônimo mais ilustre do AVA.
Olá Gui.
E também muito interessado no assunto Vw e antigos de um modo geral, eu mesmo já tive muitos temas em debates com ele reconheço o seu profundo entendimento.
Dario Faria
Postar um comentário