Para os que são adeptos ao termo "Como funciona?", seguem algumas informações deste intrigante Vw anfibio. Internamente o painel é bem simples, por ser um veiculo militar tem apenas o necessário...
E para o engate das marchas e a tração dianteira (4x4) a plaqueta contém as informações ao usuário e o caninho curvo logo abaixo desta plaqueta serve como uma chave "torneirinha" que seleciona a passagem de combustível dos dois tanques, caso um fosse atingido e perfurado viravasse esta chave e optava pelo outro ao lado deste danificado...
Acima o raro desenho original de época com todos os detalhes de funcionamentoe podemos ver o projeto da tração nas quatro rodas desenvolvido pelo escritorio do Dr. Ferdinand Porsche.
Ao entrar n'agua solta-se a correia que segura o motor de popa e com um varão em aço que fica fixado em cima do silencioso do escape, e solta-se lentamente até engatar na cruzeta da saída da polia do motor e assim proporciona o funcionamento da hélice, o leme de direção é feito pelas rodas dianteiras e a velocidade é de aproximadamente 11km/hora (7 milhas/hora) na agua e 80 km/hora em terra.
Para que resistisse as intempéries e oxidação a carroceria em forma de barco era submetida a um tratamento de galvanoplastia. Foram produzidos 14 625 Schwimms no período da Segunda Grande Guerra (1939 a1945) e devem ter sobrevivido algo em torno de 100 destes e poucos com condições de funcionamento em terra e navegação em agua.
Dario Faria
Fotos: arquivo pessoal
quarta-feira, 26 de janeiro de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Dario, esse é exatamente o mesmo daquele das fotos antigas que você me enviou? Quando te um tempo, me conte a história dessa unidade.
Assunto2, o que você sabe sobre "incêncio na Vw em 1972"?
Abraço,
Olá Gui.
Se for uma foto meia desfocada que tirei no Salão do Auto Antigo, este não é, aquele é "irmão" deste, por que veio junto, e este é do Sr. Erineu, um grande amigo de longa data, vou mandar alguma coisa p/ vc...E qto ao incêndio não sei muito, e parece que quem perdeu foi o "Zé do Caixão" o Vw 1600 4 portas, por que foi na camera de pintura e ele foi diretamente prejudicado com isso, vou dar uma pesquisada no assunt oe te retorno...
Dario Faria
Postar um comentário