Este exótico modelo exclusivo chamado de: Paxton Phoenix foi construído em 1953 pela empresa americana: Robert Paxton McCulloch que produzia moto-serras, e para este fim fundou a Paxton Automobile (Los Angeles -California), projetado por Brooks Stevens, criador do Jeep Wagoneer, em 1977 após a morte de Mr. Robert Paxton, Stevens comprou o protótipo e o guardou em sua coleção particular, até a sua morte em 1998, após isto foi vendido a Myron Vernis do estado americano de Ohaio.
Feito todo em fiber-glass até os para-choques e com um desenho que se misturava o estilo dos carros italianos e americanos de época.
Foi projetado para receber um motor alternativo de propunção a vapor ou um de 2 tempos e equipado com compressor Paxton McCulloch utilizado em um projeto anterior mesma empresa denominado: Abner Double, mas os custos de produção foram decisivos para a não execução dos dois projetos.
Mas para fins de demonstração foi empregado um motor Porsche 356, que acabou se tornando definitivo no veículo...
O interior possuía detalhes avançados para a sua época como o volante telescópico, conjunto completo de instrumentação centralizada e acionamento de botões de comando localizado no lado esquerdo do volante.
Este modelo exclusivo esteve em exposição no tradicional Concurs d'Elegance de Pebble Beach California U.S.A. em 2008 e certamente deve ter chamado muito a atenção do publico seleto que participou do evento.
Dario Faria
Fotos: Richard Owen.supercars.net, conceptcarsz.com
segunda-feira, 10 de janeiro de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Pois Dario, veja que na mesma época, aqui no Brasil houve dezenas de construtores de carros, que ao menos estéticamente, não perdiam pra esse modelo que você apresenta. A única diferença é que não encontraram ninguém que os preservasse...
Abraço,
Postar um comentário