O marco zero da cidade de são Paulo é um monumento geográfico localizado na Praça da Sé no centro velho da cidade. O prisma hexagonal revestido de mármore representa o centro geográfico da cidade, onde todas as medições de distância situadas nas placas toponímicas da mesma são estabelecidas, assim todas as numerações das ruas partem deste inicio do marco zero...
Por que no início do século XX não havia um meio de demarcar o início da numeração das vias públicas paulistanas e o monumento foi uma das muitas tentativas de fixar uma centralidade material na cidade. (ao fundo da foto acima o meu Vw oval 1954 aparece em cena)...
No ano de1921 o jornalista Américo R. Netto, um dos membros da Associação Paulista de Boas Estradas, propôs a demarcação de um marco zero para São Paulo. O mesmo recorreu ao escultor francês Jean Gabriel Villin para a execução do projeto. Contudo, somente em 1932 a idéia foi aprovada pelo então prefeito da cidade, Antonio Carlos Assumpção. Dois anos mais tarde o marco foi instalado, tornando-se o primeiro do gênero na América do Sul. A estrutura foi tombada em 2007 pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulopode-se notar a inscrição na placa:"Placa offertada pelo Touring Club do Brasil 1934"...A fundação do Touring Club do Brasil, em 1923, com a denominação de Sociedade Brasileira de Turismo, foi uma das inúmeras expressões cívicas que se seguiram às comemorações do Centenário da Independência do Brasil. Criada para divulgar os recursos turísticos do país junto às então chamadas classes superiores da nossa sociedade e reverter assim a "monomania de Europa" que dominava as elites brasileiras - a Sociedade descobriu cedo o anacronismo de muitos conceitos burocráticos e sociais prevalecentes no país e trabalhou obstinadamente para modernizá-los. A partir daí, escreveu-se uma história de rara grandeza entre as instituições civis brasileiras, feita de talento, pertinácia e espírito nacionalista...
Hoje muitos admiradores proprietários de veículos antigos utilizam da plaqueta antiga do Touring Club do Brasil para adornar seus carros.
Dario Faria.
Fotos: arquivo pessoal, Internet (pesquisa e fotos)
quinta-feira, 27 de janeiro de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Boa tarde meus amigos parabéns pelo conteúdo sempre atento e instrutivo das coisas do passado.
Sou também um destes apaixonados pela riqueza e utilidade dos acessórios antigos tanto que tenho de me cuidar para não exagerar na dose. Sempre passo por aqui para aprender um pouco mais sobre o assunto.
Abração
Christian Jung
Macfuca
Olá Mac.
Também tenho acompanhado o seu blog e obrigado por tudo e seja bem vindo!
Dario Faria
Postar um comentário