![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgvR0qUereomNEn-YS-4ZhJOVWTHQL1MYcoitSpcUYPkyx4Mj1TDzqt93RxiJhzdWyzY2BKMlH8cAJ-ZMBsdi7W35b-P8NMQlVYGRNN353U6sRA2U4uLnqmMBDLnGFO7Yr0CqAbbAnWMDA/s320/Vwclass-0645.jpg)
Este belo e raríssimo exemplar de Vw split Window 1950 esteve presente no dia Nacional do Fusca no pátio da fabrica da Vw em São Bernardo do Campo. Muito bem conservado e com uma restauração digna de nota dez, o modelo mantém as caracteristicas de época: para-choque vincado; pequenas lanternas circulares; alça de abertura de capô do motor "rabo de tartaruga"; somente um escape do lado direito e saia traseira sem o recorte de cano do escapamento, as borracha das janelas traseiras em 1950 ainda não tinham o friso de acabamento em alumínio. O refletor circular traseiro "olho de gato" no para-choque é um acessório de época...
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEge4E80VgnCExoG6-awfToeSfSS6PBg9LJAWjFvYNFyyMmpOszdQaw1bu5wS1pG1IQ9cFCxVmNkq9upaH185IrWxwdap8cgXAiczrv9yyPnF4WDXO_NL2SU5C5x3hKeal4KN3Pxi9Vyc3Y/s320/Vwclass-0646.jpg)
A frente também muito correta com as gradinhas redondas para buzina no para-lama e somente do lado do motorista é "vazado" o para-lama por que deste lado internamente vai uma buzina da marca Bosch e seguem a mesma marca as lentes de vidro dos faróis com o logotipo Vw na parte de cima e uma elipse oval prismática bem no centro da lente. Em 1950 o Vw ainda não possuía o brasão da cidade alemã de Wolfsburg e o puxador era fundido em alumínio e com desenho delicado e fino, o espelho interno em alumínio estampado e retangular e ao fundo a luz de cortesia interna na forma circular ao meio da coluna "Split Window" na parte superior. Os braços do limpador de para-brisa tem um desenho frágil e o rodinho de borracha do mesmo também. E a borracha de fixação do para-brisa ainda não recebia o acabamento de friso de alumínio...
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhn5TrQkHDXAegyS1V2UVASvQQ4lQTsyzFJgoF7_09o2JRLDNia1n8FY6KFLZz1AS-y8TYKYRIsgJtsS_96vcyH2Qzd2L0cmL8AQkfXGjt8Y3YtjqFekoa2la06s8wF9jiecr-QANqI9-0/s320/Vwclass-0647.jpg)
Embora esta foto não esteja nítida, foi prejudicada pelo reflexo do vidro da porta, pode-se notar que o volante neste ano ainda não possuía o emblema de Wolfsburg no botão de buzina, os dois porta-luvas no painel são uma caracteristica marcante no Vw até o final de Setembro de 1952, o volante segue o modelo "bat-wing" asa de morcego por causa de seu formato e a cor esta correta em um tom mais escuro de castanho, a esquerda do painel o velocímetro e a direita o grande relógio de horas a corda com acionamento desta na parte interna do porta-luvas direito, a padronagem do tecido dos bancos e as laterais de portas são perfeitas em tom mesclado e com minúsculo desenho "espinha de peixe" no tecido, a maçaneta de abertura de porta e a manivela de levantar e abaixar o vidro é vincada e a roseta que calçam as mesmas também são em plástico marfim vincado. A parte interna da porta é vincada proximo a lateral de tecido.
O painel de instrumentos possui todos os botões de acionamento correto e o que esta na parte central superior é das setas "bananinha" semelhante ao antigo fogão da marca Semer, o pomo ou bola da alavanca de cambio tem o formato correto tipo mexerica.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiq_eA1ORUMTwxc9nW-lfPnBZTG0M18b4VG-PpIAvAKQydye_zWWFwNDPaOW_KSWJ0atL3DOBt8EoqvE5IrX17-4y1GPjUpVRmPfs4aP_wuZKbZm1070feuT_SBB9pD1n2H6wdh3j-0DQU/s320/Vwclass-0648.jpg)
O raro emblema Vw não é "vazado" e o friso tem o formato vincado ou canelado...
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjhU2FZVgOISkt8_FwcFEAX7rP0ZJCVvGoiuLl5k7e4IzF2nLq4rlF9SOg5HiVi9bkPVpPzAL9Lws5IwVeTifAv9VRNi780JLGRy6LuUesRKZWl-_p7bLpUds6n5vXVbA7oVd9VDxnDD_U/s320/Vwclass-0649.jpg)
Este detalhe: um "caroço' é original e uma referencia feita na estampagem do teto para a colocação da antena do radio, geralmente da marca Telefunken, que também fabricava rádios para Vws...
5 comentários:
Fantástico! Dá gosto ver um carro tão perfeito e tão bem dissecado por você Dario. Grande contribuição, obrigado e parabéns.
Abraços,
Olá Dario Faria !
Você é sortudo de poder analisar isso tudo ao vivo num encontro histórico como este que foi o do SBC.
Abraço.
Olá amigos.
Este é um dos melhores Vws spilt window que já vi, extremamente bem restaurado, é pena que não vi o motor e o porta-malas mais a parte interna com detalhes, o que seria muito bom...
Dario Faria
Ola, estou precisando de um volante desses ou de tres aros.... Tenho dois de fusquinha, um preto e um bco... Um completo.... Dou os dois em negócio...
Ola, estou precisando de um volante desses ou de tres aros.... Tenho dois de fusquinha, um preto e um bco... Um completo.... Dou os dois em negócio...
Postar um comentário