quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Para os que são adeptos ao termo "Como funciona?", seguem algumas informações deste intrigante Vw anfibio. Internamente o painel é bem simples, por ser um veiculo militar tem apenas o necessário...
E para o engate das marchas e a tração dianteira (4x4) a plaqueta contém as informações ao usuário e o caninho curvo logo abaixo desta plaqueta serve como uma chave "torneirinha" que seleciona a passagem de combustível dos dois tanques, caso um fosse atingido e perfurado viravasse esta chave e optava pelo outro ao lado deste danificado...
Acima o raro desenho original de época com todos os detalhes de funcionamentoe podemos ver o projeto da tração nas quatro rodas desenvolvido pelo escritorio do Dr. Ferdinand Porsche.
Ao entrar n'agua solta-se a correia que segura o motor de popa e com um varão em aço que fica fixado em cima do silencioso do escape, e solta-se lentamente até engatar na cruzeta da saída da polia do motor e assim proporciona o funcionamento da hélice, o leme de direção é feito pelas rodas dianteiras e a velocidade é de aproximadamente 11km/hora (7 milhas/hora) na agua e 80 km/hora em terra.
Para que resistisse as intempéries e oxidação a carroceria em forma de barco era submetida a um tratamento de galvanoplastia. Foram produzidos 14 625 Schwimms no período da Segunda Grande Guerra (1939 a1945) e devem ter sobrevivido algo em torno de 100 destes e poucos com condições de funcionamento em terra e navegação em agua.
Dario Faria
Fotos: arquivo pessoal

2 comentários:

Guilherme da Costa Gomes disse...

Dario, esse é exatamente o mesmo daquele das fotos antigas que você me enviou? Quando te um tempo, me conte a história dessa unidade.
Assunto2, o que você sabe sobre "incêncio na Vw em 1972"?

Abraço,

Dario Faria disse...

Olá Gui.
Se for uma foto meia desfocada que tirei no Salão do Auto Antigo, este não é, aquele é "irmão" deste, por que veio junto, e este é do Sr. Erineu, um grande amigo de longa data, vou mandar alguma coisa p/ vc...E qto ao incêndio não sei muito, e parece que quem perdeu foi o "Zé do Caixão" o Vw 1600 4 portas, por que foi na camera de pintura e ele foi diretamente prejudicado com isso, vou dar uma pesquisada no assunt oe te retorno...
Dario Faria