Como mencionado anteriormente a Dacon abraçou o projeto do SP3 com motor refrigerado a água. A idéia da Dacon foi boa, mas o projeto enfrentou inúmeros problemas, um dos quais foi à paralisação da produção do SP2, porque o SP3 era uma modificação feita pela Dacon no SP2 fabricado pela VW. Com o fim da produção, pegou a Dacon de calças curtas, ajudando a findar o projeto. Mesmo assim, houve a intenção de oferecer a alteração em SP2 usados, com um custo muito alto, somados ao desenvolvimento ainda por fazer, essa proposta também foi abandonada.
Nessa época, certo dia vejo da janela do meu escritório no Itaim, o SP3 verde claro metálico (cor exclusiva Dacon), parado na Rua Bandeira Paulista. O corre-corre estava a milhão, porque o carro estava pegando fogo na área do motor. Com ajuda dos profissionais da oficina em frente ao acontecimento, logo o problema foi sanado, salvando o SP3 de arder nas chamas. O único protótipo feito pela Dacon ficou a espera do guincho para ser levado de volta à oficina.
A reportagem da Quatro Rodas de agosto de 1976 mostra todos os detalhes desse protótipo.
Nessa época, certo dia vejo da janela do meu escritório no Itaim, o SP3 verde claro metálico (cor exclusiva Dacon), parado na Rua Bandeira Paulista. O corre-corre estava a milhão, porque o carro estava pegando fogo na área do motor. Com ajuda dos profissionais da oficina em frente ao acontecimento, logo o problema foi sanado, salvando o SP3 de arder nas chamas. O único protótipo feito pela Dacon ficou a espera do guincho para ser levado de volta à oficina.
A reportagem da Quatro Rodas de agosto de 1976 mostra todos os detalhes desse protótipo.
9 comentários:
Ficou bom com este painel do TS tbém.O volante segundo a matéria é importado, mas muito parecido ao do Puma!Mas onde está este carro???
Leo,
Esse volante era Moto-Lita, de fabricação inglesa. Os volantes de nossos Puma foram baseados nesse modelo.
Nunca mais ouvir falar desse carro.
Felipe, esta sua postagem me fez lembrar do seguinte:lá no verão de 83, quando eu ainda morava na minha cidade natal, Caxias do Sul(RS), vi o anúncio no jornal de um SP3 com motor Passat.Será que era este daí? Não cheguei a ver pessoalmente..por isto fica a dúvida no arDe qualquer forma, lanço duas questões.Hoje, seria possível fazer uma reconstituição a partir das fotos desta matéria da QR, adqurindo um exemplar do SP2e partindo para as modificações. E quanto a motorização, cujo o problema era o superaquecimento, será que a tecnologia dos motores 1.4 do Polo que estão sendo usados na Kombi, poderiam ser uma alternativa a isto daí? Por fim, este protótipo seria mais uma missão para descobrir o paradeiro deste carro. Abração!
Cesar,
Pode ser o carro esse do anuncio, mas a maior chance que não seja, se alguém fez a alteração e para associar sua modificação ao carro, que foi alvo de muitos cometários na época, escreveu isso?
Seria possível sim fazer uma reprodução, assim como a Dacon fez, mas os custos não compensariam, haja visto a qtde de modificações a serem feitas, a pior seria a tampa traseira para abrigar o motor. Mesmo assim, gastando os tubos, o carro ainda seria uma reprodução, sem grande valor histórico. Qto a motorização da atual Kombi, já ouvi reclamações de super aquecimento desse modelo, em qto era novo tudo bem, vai ficando velho os problemas aparecem.
Farei uma pequena investigação a respeito do paradeiro desse protótipo e se souber alguma coisa comunico à vcs.
Felipe, o que li sobre a nova motorização da Kombi, é que "ao contrário da infâme Kombi Diesel, lançada em 80, esta atual não irá apresentar superaquecimento." Pelo menos é a palavra oficial da fábrica..na Alemanha há mais de 30 anos, ou quase isto, a Kombi feita lá tem suspensão McPersonh motor refrigerado a água e pelo que consta, ela não apresenta superaquecimento...Quanto ao SP3 da Dacon, será que algum herdeiro ou mecânico que trabalhou lá não saberia do paradeiro deste carro? Por fim, pelo que vi nas postagens tuas, foi produzido SOMENTE este protótipo? E quanto a foto que ilustra o primeiro post, onde foi que tu conseguistes? Abs
simplesmente saldade
Prezado Felipe, tb tenho um blog sobre VWs e como a reportagem é um item bem raro, utilizei ela na minha página para divulgação aos apreciadores como nós, dando é claro, os créditos e direcionamento ao seu site. Caso se oponha ao fato, é só avisar que retirarei sem problemas. Gostaria de lhe pedir outra ajuda. Sabe dizer em qual edição a 4Rodas publicou a reportagem? Tenho interesse em comprá-la para guardar. Parabésn pelo belo blog e grande abraço.
Bom Dia Pessoal! Como tenho mais id que vcs, eu vi esse carro e trabalhava na maravilhosa VWB/SBC. Esse carro não vingou, devido que a VWB paralisou a produção do VW SP2 em 1976; e a Dacon fazia modificações no VW SP2,Transformando-os para vw sp3, os que existiam, se não me engano ela o fez na decada de 80,(e foi apenas um exemplar) ou seja depois de uns 5 anos que os vw sp2 deixaram de ser produzidos pela VWB.Referente a refrigeração, não vejo problemas porque pode ser adotado o sistema da Kombi Diesel.O sistema da Kombi Diesel funciona de forma eficiente, desde que o usuario, coloque a proporção certa do liquido de arrefecimento. O que muita gente desconhece, que o liquido de arrefecimento é para abaixar o ponto de ebulição da agua, e NUNCA coloca na proporção certa. Possuo um vw sp2 e abaixo do step pode-se colocar um radiador com 2 ventoinhas, um sistema semelhante que vinha no Miura TS 1.6. O correto é dimensionar as mangueiras passando pelas laterais do carro, e isolando-as com material tipo amianto, prq transmite-se a caloria para o interior do veiculo. Os mecanicos que não entendem de termodinamica, colocam o radiador no cofre do motor onde não há fluxo de ar suficente para fazer a troca de calor, o que seria compensado se o radiador estivesse na parte frontal. O grande trunfo do vw SP2 é o coeficiente aerodinamico, mas instalando o motor ´´Passat``AP de 1.5 a 2.0 com injeção e turbo, faz-se presente a necessidade de colocar freios ABS e recalibrar a suspensão e caixa de direção.O VW SP2 tinha uma deficiencia nos freios devido que a frente era muito leve e os freios a disco de grande diametro faziam travar as rodas da frente.Com a adoção do motor AP que é mais pesado, que o motor refrigerado a AR, tem que ser corrigido o CG (Centro de Gravidade) e a distribuição de massas do veiculo.Grato. coutinhocarlos@ig.com.br
Não existe AP 1.5 . Excelente seu comentário sobre refrigeração.
ABÇ.
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