segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Vw - chaveiro dupla finalidade.

Este raro e intrigante chaveiro com dupla finalidade, por ser além de um chaveiro um sugestivo abridor de garrafas foi adquirido pelo meu grande amigo e compadre Emerson Grotti a um preço bem irrisório em uma feira de produtos de segunda mão popularmente conhecida como: Feirinha do rolo, onde se compram; vendem ou trocam-se coisas usadas aqui na periferia de São Paulo...
Ao me mostrar surgiu a pergunta: por que um chaveiro de origem alemã estaria em um lugar tão distante de sua origem e também qual seria o significado da mensagem estampada no metal...
Sendo assim, sugeria a ele a resposta da questão: "Vamos perguntar aos universitários", e ninguém melhor para desvendar este mistério que o grande amigo e "expert" em Vws que conheço de longa data: Alexander Gromow...
E prontamente veio a resposta via e-mail:
O que está escrito é:
"VW Pressewerk Kassel Gut in Form"
Estamparia VW de Kassel - nome de um dos setores de estamparia da VW, este situado na cidade de Kassel. (Alemanha)
O Gut in Form é um trocadilho, de um lado que dizer "Bom nas Formas", certamente referindo-se à precisão dos trabalhos. Mas também é usado para referir-se à que está em boas condições físicas - "Em Forma".
As fábricas faziam brindes que geralmente eram feitos pelos estagiários, muitas vezes como teste de aptidão na conclusão dos estágios, este pode ter sido um dos exemplos disto.

Estamparia VW de Kassel - nome de um dos setores de estamparia da VW, este situado na cidade de Kassel.
O Gut in Form é um trocadilho, de um lado que dizer "Bom nas Formas", certamente referindo-se à precisão dos trabalhos. mas também é usado para referir-se à que está em boas condições físicas - "Em Forma".
As fábricas faziam brindes que geralmente eram feitos pelos estagiários, muitas vezes como teste de aptidão na conclusão dos estágios, este pode ter sido um dos exemplos disto.
Algo mais?
Um abraço de Bauru,
Alexander
E isto é uma resposta que nos convence por sua clareza e objetividade, e meu muito obrigado aos amigos Alexander Gromow e ao Emerson Grotti que conserve e tenha sempre bem guardado este bonito e útil chaveiro, pois afinal um abridor de garrafas sempre é um item indispensável e que constantemente é pedido emprestado nas horas necessárias e fique atento se este volta novamente as suas mãos após o uso, o conhecido dois "Vês" (vai-e-volta).
Dario Faria

2 comentários:

Eduardo disse...

Caro Dario, descobri seu blog recentemente e passei a acompanha-lo.
Por coinceidência tive a oportunidade de o Alexander neste domingo aqui em Bauru, no encontro de Fuscas. O cara é fera, sabe tudo.
Parabéns pelo blog. Grande abraço!

Dario Faria disse...

Olá Eduardo.
Seja bem vindo e de fato o Alexander Gromow que eu conheço ha uns vinte anos é sempre a mesma pessoa, muito atencioso.
Dario Faria